Banner Local 01 728 x 90

Lula anuncia neste sábado (17), no Pará, Belém como sede da COP 30

Conferência Mundial do Clima, pela 1ª vez em cidade da Amazônia, será realizada em 2025. Agenda do presidente inclui entregas do Minha Casa Minha Vida.

Por Jorge Matos em 16/06/2023 às 22:22:13
Como presidente eleito, Lula defendeu na COP 27, no Egito, Belém como sede da Conferência Mundial do Clima Foto: Ricardo Stuckert

Como presidente eleito, Lula defendeu na COP 27, no Egito, Belém como sede da Conferência Mundial do Clima Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará neste sábado (17) o estado do Pará para anunciar oficialmente a realização na cidade de Belém da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) , em novembro de 2025. A escolha da capital como sede foi oficializada pela ONU em 26 de maio deste ano.

Esta será a primeira vez que a cúpula do clima vai ocorrer na Amazônia, tema constante de quaisquer discussões sobre proteção ambiental e combate a desastres naturais em escala mundial.

A sugestão de uma cidade da Amazônia como sede da Conferência Mundial do Clima foi feita pela primeira vez em novembro de 2022 durante a participação de Lula, ainda presidente eleito, na COP 27 no Egito.

A candidatura da capital paraense foi oficializada em 24 de janeiro pelo presidente Lula durante a abertura da 7ª reunião de cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), ocorrida na Argentina.

Ao término do encontro, a reivindicação brasileira como país-sede da COP 30 contou com o apoio de 33 países da região latino-americana e caribenha, reiterada no comunicado final do encontro.

A visita de Lula é precedida pela criação do comitê organizador para a realização da COP 30 por parte do governador do estado Helder Barbalho (MDB).

Minha Casa Minha Vida

A agenda de Lula pelo Pará ainda inclui a entrega de 222 casas do programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Abaetetuba, no nordeste do Estado. Na cerimônia, o presidente estará acompanhado pelo ministro das Cidades, Jader Filho.

Em seguida, Lula assina a ordem de serviço para início das obras do Porto Futuro II, espaço dedicado a atividades econômicas ligadas à cultura e ao turismo, em Belém.







Fonte: pt.org.br

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90