Na Bahia, a agricultura familiar também comemora o Dia do Estudante nesta sexta-feira (11), trazendo um sabor especial às escolas. Com a inclusão de seus produtos na alimentação escolar, refeições nutritivas e saborosas são oferecidas aos estudantes, enriquecendo a jornada educacional de crianças e jovens.
O compromisso com a saúde e o bem-estar dos estudantes tem sido reforçado em escolas estaduais e municipais, como as de Juazeiro, por exemplo. Por meio da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), 130 instituições de ensino contam com carne de caprino em seus cardápios da alimentação escolar.
Para que essa produção fosse qualificada e pudesse chegar às escolas, a Central da Caatinga contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com investimento de mais de R$ 3,7 milhões destinado à aquisição de maquinários e equipamentos, à construção de uma fábrica de ração e ao serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater).
A presidente da Central da Caatinga, Denise Cardoso, afirma que a introdução da carne caprina nas escolas foi uma conquista importante. "É o resultado da relação com o Estado e do processo de ajuda mútua. Após acessarmos o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entregamos 300 quilos de carne na primeira leva, sob a marca Caatingueira, associada à Central da Caatinga. Através da parceria com os produtores locais, selecionamos os animais, encaminhamos ao abatedouro e disponibilizamos diretamente para as escolas. O que nos enche de orgulho. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o PNAE, tanto em nível estadual quanto municipal", destacou a presidente.
Para a estudante do 9º ano do Colégio Estadual Professor Pedro Raimundo Moreira Rego, Luna Lais Machado, a carne de caprino é uma verdadeira iguaria regional. "É uma carne de grande importância para o nosso território e de muita tradição. É gostosa e estou adorando ter na minha dieta".
Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Juazeiro (Seduc), Ana Paula Barros, a carne de caprino se destaca no cardápio não apenas pelo sabor, mas também por sua importância cultural na região. "Além de saborosa, é uma fonte valiosa de nutrientes. É considerada uma das carnes vermelhas mais saudáveis ??devido às suas características nutricionais, baixo teor de gordura e colesterol, além de alta digestibilidade e valor nutricional significativo em termos de proteína e ferro".
Portaria amplia oferta de produtos
Para garantir maior oferta de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar, foi instituída, em janeiro de 2023, pelo Governo do Estado, a Portaria Nº 11/2023, que estabelece que 100% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fossem direcionados à aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Essa iniciativa tem incentivado a mobilização de cooperativas e associações do setor, que unem esforços para ampliar a oferta de produtos nutritivos e saudáveis nas escolas das redes estadual e municipal.
Fonte: Ascom/CAR