Tudo pronto para a etapa da Caravana Nacional FertBrasil da Embrapa na Bahia. A iniciativa chega ao estado no próximo dia 29/08, no Parque de Exposição Dr. Reginaldo Sarmento, em Inhambupe, a cerca de 170 quilômetros de Salvador. A iniciativa é coordenada pela Embrapa, com correalização regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e será uma oportunidade para agricultores, técnicos e estudantes se atualizarem sobre as novas tecnologias de boas práticas de uso de fertilizantes no manejo de solos, água e plantas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. A Caravana FertBrasil percorre 48 pólos agrícolas do país, e a Bahia foi incluída no roteiro por sua importância e diversidade de culturas, que exige diferentes manejos de fertilizantes. A programação conta com cinco módulos apresentados por especialistas. Serão tratados temas como tecnologias digitais e sistemas de informação para recomendação de fertilizantes, novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas, entre outros.
As apresentações serão divididas por módulos, ministrados entre as 7h30 e 12h30. A abertura ficará a cargo de técnicos da Seagri, que vão abordar a realidade regional, trazendo o perfil dos agricultores, dos sistemas de produção e das cadeias produtivas presentes na Bahia.
Logo após, o primeiro módulo abordará o tema "Planejando onde e quando plantar", sob responsabilidade de José Coelho de Araújo Filho (Embrapa Solos) e Maurício Coelho (Embrapa Mandioca e Fruticultura). O Módulo 2 será sobre "Boas práticas de adubação e correção do solo", com Lafayette Franco Sobral (Embrapa Tabuleiros Costeiros). O Módulo 3 trará o tema "Novos fertilizantes e insumos", com Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura). O Módulo 4 focará em "Soluções digitais", com Luis Henrique Bassoi (Embrapa Instrumentação). Por fim, o Módulo 5 tratará sobre "Manejo e sustentabilidade", com Francisco Alisson Xavier e Laercio Duarte Souza (Embrapa Mandioca e Fruticultura).
Paulo Galerani, coordenador-geral da Caravana Nacional FertBrasil, explica que o objetivo principal da ação é sensibilizar lideranças ligadas às cadeias produtivas da agropecuária para que o Brasil supere a crise dos fertilizantes, e minimizar os altos custos, por meio de capacitação e troca de conhecimentos entre os institutos de pesquisa e o setor produtivo.
Mais de 80% dos fertilizantes são importados
A Caravana FertBrasil é realizada em um contexto onde o Brasil é responsável, atualmente, por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, ocupando a quarta posição, atrás apenas da China, Índia e dos Estados Unidos. Historicamente, o uso de fertilizantes é um dos pilares do crescimento da produção e da produtividade. Os fertilizantes respondem por mais de 40% dos custos de produção dessas culturas agrícolas e, por isso, atenção especial deve ser dada à tecnologia de uso adotada em cada região do país, para a maximização de sua eficiência agronômica.
Outro fato de destaque é que alimentos historicamente destinados ao abastecimento do mercado interno, como feijão, arroz e hortaliças, ainda apresentam grande margem para ganhos de produtividade agrícola, mas são mais suscetíveis à volatilidade dos preços de insumos agrícolas no mercado internacional.
Mais de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados, evidenciando um elevado nível de dependência externa em um mercado dominado por poucos fornecedores. As restrições de importações de fertilizantes e o aumento do consumo histórico no Brasil em mais de 10% nos últimos dois anos levam a um cenário de aumento expressivo de preços (mais de 100% em 6 meses) e possível escassez de oferta para o Brasil.
Fonte: Seagri