Banner Local 01 728 x 90

Polícia Federal desarticula grupo criminoso com atuação transnacional

Estimativa é de que cerca de 25 mil pessoas tenham sido lesadas, em um prejuízo aproximado de 100 milhões de dólares

Por Jorge Matos em 06/09/2023 às 08:20:00
Fotos: Polícia Federal

Fotos: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (5/9), a Operação Lanterna Verde para desarticular organização criminosa (Orcrim), com base em Balneário Camboriú/SC, que - por meio de falsa empresa - simulava atuar na atividade de extração de esmeraldas.

A organização captava investimentos em vários países, através de depósitos em Bitcoin, com promessa de altos lucros - nunca creditados aos investidores. O prejuízo estimado é de 100 milhões de dólares.

Na ação, equipes da PF dão cumprimento a três mandados de prisão preventiva e a 11 mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Ilhota e nas cidades de Farroupilha/RS e Paraíso do Tocantins/TO. As medidas judiciais foram expedidas pela 1a Vara Federal de Itajaí/SC e incluem também o bloqueio e o sequestro de bens dos investigados.

A investigação revelou que eram utilizados vídeos mostrando falsas funcionalidades da empresa, que incluía bancos digitais próprios. Para promover uma maior credibilidade ao falso investimento, a Orcrim convidava pessoas em destaque na mídia para viajarem ao Brasil, onde participavam de eventos, recebiam valiosos prêmios e lhes eram apresentadas supostas áreas de mineração e lapidação de pedras preciosas.

Até o momento, foram identificadas cerca de 2.500 vítimas diretas, de pelo menos 18 países, principalmente das Américas do Sul e Central, incluindo o Brasil. No total, a estimativa é que cerca de 25 mil pessoas tenham sido lesadas pelo esquema fraudulento.

Além das três pessoas presas, outras cinco foram indiciadas por associação criminosa, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes contra o sistema financeiro nacional e a economia popular. As penas culminadas por tais crimes podem chegar à condenação máxima de reclusão em nosso País - 30 anos.

A PF informa que disponibilizou um canal de denúncias sobre o caso por meio do seguinte e-mail: [email protected]


Localidades de cumprimento dos mandados

Mandados de prisão preventiva:

SC (3) - 2 em Balneário Camboriú e 1 em Itapema

Mandados de busca e apreensão:

SC (7) - 3 em Balneário Camboriú, 2 em itapema, 1 em Itajaí, 1 em Ilhota RS (2) - 2 Farroupilha

TO (2) - 2 Paraíso do Tocantins


Você usa WhatsApp, Telegram ou Facebook?
Entre nos grupos do HOJE BA notícias e reportagens.
Sugestões de matérias também são bem vindas!
Use os links:


WhatsApp


Telegram


Facebook





Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Itajaí/SC

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90