O Ministério da Saúde divulgou os resultados do 28º ciclo do programa Mais Médicos, que alcançou um número recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Das vagas disponíveis, 84,7% foram preenchidas por médicos brasileiros formados no país, enquanto 15,3% são médicos do perfil 2, ou seja, brasileiros com formação no exterior.
Ao todo, foram preenchidas 5.967 vagas, distribuídas em quase dois mil municípios. A expectativa é que parte desses médicos comece a atuar ainda no mês de junho. Agora, os candidatos selecionados precisam confirmar o interesse na atuação no programa entre os dias 19 e 23 de junho, no site de inscrição do Mais Médicos.
Os médicos do perfil 2 terão um prazo maior, até o dia 30 deste mês, para enviar a documentação via sistema para análise da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde. Após a validação, eles serão convocados para o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), com duração de três semanas. Somente após a aprovação nesse módulo, eles serão enviados aos municípios.
É importante ressaltar que é imprescindível que os médicos se apresentem no município até o dia 23. Caso não compareçam com a documentação necessária, perderão o direito à vaga e o Ministério da Saúde realizará nova chamada do edital.
Inicialmente, o programa oferecia 5.970 vagas, porém, devido à desistência de um município, apenas 5.967 vagas foram preenchidas. As três vagas remanescentes serão disponibilizadas em um próximo edital.
Fonte: Ministério da Saúde