Banner Local 01 728 x 90

Agricultura familiar lança queijo de origem Holandesa

A agroindústria foi beneficiada com novos equipamentos que somam R$ 360 mil em investimentos

Por Jorge Matos em 22/09/2023 às 18:46:42
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A agricultura familiar da Bahia não para de inovar e tem queijo de cabra chegando nas mesas dos baianos. Vem diretamente do município de Curaçá, território do Sertão do São Francisco, produzido na Unidade de Beneficiamento de Leite de Cabra da comunidade de Poço de Fora. Recentemente a agroindústria foi beneficiada com novos equipamentos que somam R$ 360 mil em investimentos, provenientes do Projeto Pró-Semiárido.

Denominado Cablanca, o queijo é de origem Holandesa, tem maturação de 90 dias e promete sabor único e textura cremosa. Foi desenvolvido por agricultoras familiares da Cooperativa Capribéee, através de um trabalho conjunto de pesquisa e aprimoramento das técnicas de produção.

"A iniciativa de lançar um novo queijo é uma estratégia dos agricultores familiares para impulsionar a economia local e fortalecer a agricultura familiar na região. A Capribée já soma 17 tipos de queijos e quatro sabores de iogurtes", conta Eugenia Ribeiro, presidente da cooperativa. Ela ainda explica que "essa diversificação de produtos é uma forma de agregação de valor e um atrativo para consumidores que buscam produtos artesanais e de qualidade".

Graças aos investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de desenvolvimento Rural (SDR), a cooperativa foi beneficiada com carro, energia solar e equipamentos como pausterizador rápido e envasadoura de iogurte, e tem alcançado resultados expressivos, conquistando premiações e aumentando sua produção. Recentemente ela foi premiada no VI Concurso Prêmio Queijo Brasil, na cidade de Blumenau – Santa Catarina, e conquistou quatro das 37 medalhas da Bahia no concurso.

"Todos estes equipamentos foram de grande importância, melhorando cada vez mais as produções. Nos ajudam a escoar nossa produção, nas vendas, e a ganhar essa premiação", explica a presidente.

Exemplos como esse reforçam que o incentivo à produção local pode gerar resultados significativos. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico, fortalece a agricultura familiar, valoriza os produtos regionais e contribui para a geração de emprego e renda.

O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR, com cofinanciamento do Fundo Internacional Agrícola (Fida).


Você usa WhatsApp, Telegram ou Facebook?
Entre nos grupos do HOJE BA notícias e reportagens.
Sugestões de matérias também são bem vindas!
Use os links:


WhatsApp


Telegram


Facebook


Fonte: Ascom/SDR

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90