Banner Local 01 728 x 90

Bebelo-ei, sem culpas!

João das Botas

Por Jorge Matos em 23/09/2023 às 11:33:53
Foto: Freepik

Foto: Freepik

Caminhava eu (óbvio, né?) pela bem cuidada orla de Mar Grande, Vera-Cruz, Bahia a pensar numa frase que li não sei bem onde que diz mais ou menos assim: "sexo é a sublimação do físico, amor é a sublimação da alma". Concordo. e como a alma está encarcerada no físico, o amor está preso ao sexo. Quanta presepada para dizer que sem sexo não existe o amor! No sentido do amor, de casal, claro. Amor pelos filhos, pelos pais, pelos amigos, pelo vinho e pelo Bahia são outros tipos de amor, são os verdadeiros, aqueles a que se costuma chamar de amor incondicional.

Por falar em amor pelo Bahia, no livro de Osório Vilas Boas, "Futebol, paixão e catimba", escrito pelo escritor e jornalista baiano Ariovaldo Matos (a quem a Bahia deve uma homenagem) tem uma passagem digna de nota: qual outra paixão levaria um juiz de direito a chamar um "juiz de futebol" - assim eram chamados os árbritos antigamente - de juiz ladrão? Isso explica a paixão, claro.

Mudo de parágrafo e passo a falar do constatado e não dos devaneios sexistas e futebolísticos. Vinha eu caminhando pela orla de Mar Grande quando me dei conta do gigantismo adiposo das mulheres de Mar Grande. Posso assegurar, sem medo de cometer injustiças, que cerca de 80% das mulheres de Mar Grande são (ou estão) obesas. E isso, neste volume, é um problema de saúde pública. Mais, acho que explica o enorme percentual de brasileiros que passam fome: se as mulheres de Mar Grande comem tanto, não sobra comida para o resto da população. Ademais, contribuem para a alta da inflação, se considerarmos a lei da oferta e da demanda.

Feito o registro, que espero seja observado pelos responsáveis pela saúde pública brasileira, inclusíve a ministra Nísia, passo a destacar o que realmente importa: estava pensando em dar um golpe no dia sete de setembro, ou quinze de novembro, até porque o sete de setembro já passou, para me declarar membro da Academia de Letras de Vera Cruz, Bahia. Mas, em conversa com meu dileto amigo Rogério Câncio, fui aconselhado a não fazê-lo. "João, a fila para dar golpe está maior que a da aposentadoria no INSS" disse ele, convincentemente.

Agora vou tomar um vinhozinho australiano, apesar de estar um calor dos infernos e de ser 11 horas da matina, o que significa que deve esquentar ainda mais. Resta o consolo de que, sendo o vinho australiano e lá já ser noite, bebelo-ei. Sem culpas!

Se você gostou da crônica, o que demonstra um péssimo gosto, ajude o João das Botas com qualquer valor através do Pix 71994062444 (Lara Castro Matos) ele argumenta que precisa trocar os óculos.
Ass: O Editor


Você usa WhatsApp, Telegram ou Facebook?
Entre nos grupos do HOJE BA notícias e reportagens.
Sugestões de matérias também são bem vindas!
Use os links:


WhatsApp


Telegram


Facebook




Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90