Banner Local 01 728 x 90

Governo Federal autoriza licitação sobre viabilidade do Projeto Iuiú, na Bahia

Com a implantação do projeto estima-se surgimento de 160 mil novos empregos diretos e indiretos

Por Jorge Matos em 03/10/2023 às 09:35:59
Foto: Divulgação/MIR

Foto: Divulgação/MIR

O Governo Federal autorizou nesta segunda-feira (2/10) o lançamento da licitação para estudos de viabilidade e modelagem de concessão do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, na Bahia. A licitação permitirá a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental e da modelagem jurídica para a Parceria Público-Privada (PPP) do empreendimento, sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Participaram do ato de autorização da licitação os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e o governador Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades.

"Projetos de irrigação têm potencial para desenvolver uma série de segmentos econômicos associados à agricultura irrigada, como insumos agrícolas, logística, treinamento profissional, equipamentos, infraestrutura e serviços. O desenvolvimento desses segmentos beneficia diretamente as comunidades próximas, com crescente demanda por profissionais", explica Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf.

O Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú está situado no sudoeste baiano, na região do Médio São Francisco. A região é área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf. O Projeto abrange terras dos municípios de Iuiú e Malhada, além de uma parcela de Sebastião Laranjeiras.

Estudos preliminares indicam possibilidade de irrigação de 51,7 mil hectares e apontam grande potencial produtivo devido a qualidade do solo, clima favorável e captação de água do rio São Francisco, além de malha rodoviária para escoamento da produção. A viabilidade agrícola é, sobretudo, para cultivo de grãos e para a fruticultura.

Com a implantação do projeto estima-se surgimento de 160 mil novos empregos diretos e indiretos. O acesso à área é realizado por estradas secundárias, a partir das cidades de Iuiú e Malhada, que estão ligadas à rodovia federal BR-030. A maior cidade da região é Guanambi, situada a 179 quilômetros do Projeto.

Produção irrigada

A Codevasf mantém mais de 115 mil hectares de área irrigada na bacia do rio São Francisco, que sustentam quase 300 mil empregos diretos e indiretos. Os projetos de irrigação implantados pela Companhia são concedidos a agricultores que cultivam muitos dos alimentos que chegam diariamente às nossas mesas. Esses projetos produzem mais de quatro milhões de toneladas de itens agrícolas por ano, com valor bruto de produção superior a R$ 4 bilhões.




Fonte: Redação, com Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90