O SAC Móvel realiza um atendimento totalmente gratuito a pessoas em situação de rua em Salvador. Os serviços disponíveis são RG e antecedentes criminais. Porém, os serviços do Procon, Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado), e Ouvidoria Geral do Estado (OGE) também estão disponíveis à população. A carreta está no estacionamento da Arena Fonte Nova, e o atendimento é de 7h30 às 17h, nos dias 3 e 4 de outubro.
A carreta do SAC Móvel faz parte do Mutirão para Pessoas em Situação de Rua (Pop Rua Jud Salvador). Capitaneada pela Justiça Federal, é a primeira ação itinerante interinstitucional na capital baiana baseada na Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O atendimento no SAC Móvel será espontâneo, através da distribuição de senhas no local.
Há mais de cinco mil pessoas em situação de rua em Salvador, conforme o censo feito pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Projeto Axé. Para a coordenadora do SAC, Cecília Pereira, a participação no mutirão reafirma o compromisso de cidadania e inclusão na prestação de serviços públicos. "As pessoas em situação de extrema vulnerabilidade serão acolhidas e atendidas com todo o respeito que merecem como cidadãos e cidadãs", afirma.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Fonte: Ascom/Saeb