A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams), maior produtora de carros elétricos do mundo, lançou hoje (9/10) a pedra fundamental das suas fábricas na Bahia.
O ato que oficializou o acordo para construção das três unidades da empresa, ocorreu no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, na área onde funcionava a fábrica da Ford, que encerrou as atividades em 2021.
Mais de cinco mil empregos diretos e indiretos serão gerados pela BYD, que vai investir R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade estimada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação.
Além do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o evento contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Comunicações, Juscelino Filho, do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li.
O governador Jerônimo postou nas redes sociais sua impressão sobre a importância do ato: "Hoje, inauguramos uma nova Bahia, que atrai novos negócios, produz tecnologia sustentável e abre oportunidades para os jovens, na presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do min. Rui Costa e dos representantes da BYD, Wang Chuanfu, Stella Li e Tyler Li" disse.
Impossibilitado de comparecer ao evento, o presidente Lula, conversou por telefone com a comitiva chinesa e parabenizou o governador baiano.
"Quero dar os parabéns ao povo da China pela implantação da fábrica na Bahia. Quero dizer que estou muito bem representado aí pelo vice-presidente Alckmin, pelo ministro Rui Costa, pelo senador Jaques Wagner e pelo governador Jerônimo. Que daqui a duas semanas, eu esteja totalmente recuperado para que a gente possa ter um encontro pessoalmente. Boa inauguração. E parabéns, governador Jerônimo", disse Lula durante a ligação.
Fonte: Redação