Banner Local 01 728 x 90

Flávio Dino e Diretor-Geral da PF lançam, no Paraguai, a 40ª fase da Operação Nova Aliança

Esta é a maior operação policial de erradicação de plantios ilícitos de cannabis do mundo

Por Jorge Matos em 30/10/2023 às 09:22:14
Foto: Divulgação Polícia Federal

Foto: Divulgação Polícia Federal

A partir da sexta-feira (27/10), a Operação Nova Aliança, que visa erradicar plantações de maconha na fronteira entre Brasil e Paraguai, entra em sua 40ª fase.

A ação é realizada pela Polícia Federal em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e conta com o apoio da Força-Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio. Essa etapa se concentra na zona de fronteira localizada na região de Amambay, no Paraguai.

O lançamento da operação foi feito em Assunção, na sede da SENAD/PY, com a presença de autoridades dos dois países, como o Ministro da Justiça, Flávio Dino, o Diretor-Geral da PF, Andrei Augusto Passos, o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho e o Ministro da SENAD/Py, Jalil Rachid.

Eles reafirmaram o compromisso de combater os crimes transnacionais e ressaltaram a relevância da Nova Aliança, que é a maior operação policial de erradicação de maconha do mundo e um símbolo da cooperação internacional nessa área.

Segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de seis mil toneladas de Cannabis são apreendidas no mundo todo por ano, em mais de um milhão de operações policiais.

A Nova Aliança elimina uma quantidade semelhante em apenas seis operações anuais, reduzindo significativamente o chamado "custo social", que envolve investigações policiais, processos judiciais, execuções penais, além de contribuir para a diminuição da população carcerária, ao atacar o tráfico de drogas na origem e buscar a descapitalização das organizações criminosas envolvidas.

A operação também tem um papel importante na proteção ambiental e dos povos originários, pois muitos dos cultivos ilícitos estão localizados em áreas de preservação.

Fonte: Polícia Federal

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90