Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Guerra comercial

Big Tech dos EUA pressiona Vietnã para abandonar plano de fábrica de microchips

O Vietnã está em negociações com empresas de semicondutores para estabelecer a primeira fábrica de microchips no país


Foto: © Sputnik / Aleksei Kudenko

A guerra comercial em curso entre os EUA e a China, juntamente com as sanções às exportações russas, incluindo os gases nobres utilizados na fabricação de microchips, levaram à escassez de abastecimento para a crescente indústria tecnológica.

O Vietnã está em negociações com empresas de semicondutores para estabelecer a primeira fábrica de microchips no país do Sudeste Asiático. Mas os líderes da indústria tecnológica dos EUA tentaram frustrar o plano alegando que seria um desperdício de dinheiro público.

A gigante norte-americana do setor Intel já tem a sua maior fábrica de testes e embalagens no Vietnã, mas a república socialista está tentando persuadir as empresas a construir fábricas de alta tecnologia no país.

O chefe do escritório do Conselho Empresarial EUA-ASEAN no Vietnã, Vu Tu Thanh, disse à mídia que reuniões com pelo menos seis fabricantes de chips dos EUA ocorreram nas últimas semanas.

O governo vietnamita disse na segunda-feira (30) que seriam oferecidos às empresas de semicondutores "os maiores incentivos disponíveis no Vietnã" para se estabelecerem lá.

Mas falando na Cúpula de Semicondutores do Vietnã, na capital Hanói, no domingo (29), o vice-presidente norte-americano de design de chips e fabricante de ferramentas Synopsys, Robert Li, alertou o governo contra a oferta de subsídios para atrair os fabricantes.


Agência Sputnik

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!