A moqueca baiana obteve o 18º lugar no ranking mundial dos melhores pratos de frutos do mar, do guia on-line Taste Atlas. O resultado motivou a parceria da Secretaria de Turismo do Estado com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), para a realização do concurso que vai escolher a melhor moqueca da Bahia. O restaurante Cuco Bistrô, no Pelourinho, em Salvador, acaba de ganhar, pela quinta vez consecutiva, o prêmio Traveller"s Choice, do Tripadvisor, entrando para o grupo seleto de 10% dos melhores do mundo. Outros restaurantes da capital foram contemplados na premiação da revista Prazeres da Mesa: grupo Origem (melhor do Nordeste, restauranteur e chef pâtissier) e Dona Mariquita (melhor cozinha brasileira). A revista também escolheu o Hotel Eco Tivoli, em Praia do Forte, como o primeiro colocado do segmento.
A Sorveteria da Ribeira, às margens da Baía de Todos-os-Santos, ficou entre as 100 mais icônicas do mundo, no levantamento do Taste Atlas. No interior, destaque para o restaurante Encanto Regional, em Entre Rios, na Costa dos Coqueiros, que conquistou o quarto lugar no Brasil, na categoria Comida a Quilo, em avaliação da Abrasel.
Ainda na hotelaria, o all inclusive Grand Premium Brisa, em Costa do Sauipe, recebeu o troféu Traveller"s Choice, do Tripadvisor, pelas ótimas avaliações dos hóspedes ao longo de 12 meses. O Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso, na Costa do Descobrimento, foi escolhido o segundo melhor resort do mundo, pela revista britânica Condé Nast Traveller. A pousada Quarto Crescente, também em Trancoso, foi escolhida a terceira melhor do mundo, pelo Traveller"s Choice Awards.
A revista americana Travel + Leisure Travel elegeu Trancoso como um dos melhores destinos do planeta. O Tivoli Ecoresort, em Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros, ficou em primeiro lugar como resort de praia, no World Travel Awards Caribeean & The Americas.
A Bahia ganhou o prêmio da plataforma Data Appeal Company, na categoria Hospitalidade, entregue na edição de 50 anos da Abav Expo, no Rio de Janeiro. Na modalidade de destino turístico, Salvador foi eleita como o melhor do mundo, pela revista norte-americana Bloomberg Businessweek. A capital também foi indicada como "cidade desejável" no Reader Travel Awards, da revista britânica Wanderlust. Cartão-postal da cidade, o Farol de Santo Antônio (Farol da Barra) ganhou o prêmio Farol Patrimônio 2020, da Associação Internacional de Auxílios Marítimos (IALA), sediada na França.
A Chapada Diamantina foi eleita como local preferido pelos viajantes brasileiros, em pesquisa do portal Melhores Destinos, e a região mais desejada no Brasil, em levantamento na Bolsa de Turismo de Berlim (Alemanha). A praia de Massarandupió, na Costa dos Coqueiros, foi escolhida entre as 20 melhores do mundo para os naturistas, pela rede de TV CNN (EUA); e a Quarta Praia, em Morro de São Paulo, é a quarta mais bonita do planeta, segundo pesquisa do Tripadvisor. Já Porto Seguro liderou a procura por destinos no país, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
"Os prêmios são a maior prova de que os esforços do Governo do Estado, em sintonia com as esferas federal e municipal, o trade turístico e a sociedade civil organizada, alavancaram o turismo baiano para níveis não alcançados nem antes da crise pandêmica. Hoje, temos o setor fortalecido, com qualificação e capacitação de gestores, empresários e profissionais, que caminha em rota de crescimento para um verão que promete recordes", pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.