Banner Local 01 728 x 90

Especialista aponta que não haverá progresso se EUA não mudarem sua política externa

Washington reforçou a sua estratégia militar na zona do Indo-Pacífico e segue travando uma guerra tecnológica contra a China

Por Jorge Matos em 11/11/2023 às 16:46:49
© AP Photo / Alex Brandon / Agência Sputnik

© AP Photo / Alex Brandon / Agência Sputnik

Espera-se que durante a 30ª reunião dos líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), que se realizará de 11 a 17 de novembro na Califórnia, seja promovido um maior entendimento e cooperação entre as forças produtivas que compõem o bloco, apontam especialistas ouvidos pela Sputnik.
Um dos temas que mais interesse suscita na véspera da reunião em São Francisco é a participação do presidente chinês Xi Jinping e o encontro bilateral com seu homólogo norte-americano, Joe Biden.
Vale recordar que os laços entre Washington e Pequim têm se deteriorado desde a guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos durante a presidência de Donald Trump.
Além disso, Washington reforçou a sua estratégia militar na zona do Indo-Pacífico e segue travando uma guerra tecnológica contra a China, proibindo as suas empresas e as de seus aliados de vender microchips ao gigante asiático.
O chefe do Departamento de Estudos do Pacífico do Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Guadalajara, professor Dagoberto Amparo Tello, em conversa com a Sputnik disse que é necessário que haja uma aproximação entre os dois líderes, porque as tensões criaram incerteza na região da Ásia-Pacífico.
Nesse sentido, ele observou que há expectativas de que as divergências sejam atenuadas e que se promova um maior entendimento sobre questões que possam limitar o crescimento econômico e a cooperação bilateral.

Fonte: Agência Sputnik

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90