Banner Local 01 728 x 90

Como parte do Novembro Azul, Governo da Bahia promove Feira do Homem nos dias 18 e 19

O evento acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Por Jorge Matos em 14/11/2023 às 13:26:37
Fotos: Ascom / Sesab

Fotos: Ascom / Sesab

Depois da Feira da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Volunt√°rias Sociais da Bahia, promove no próximo final de semana, 18 e 19 de novembro, a Feira do Homem. O evento acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador. A iniciativa prev√™ atender até 12 mil pessoas entre 18 e 65 anos, ter√° 100% dos serviços e consultas com agendamento prévio online e faz parte da campanha do Novembro Azul, m√™s mundial de combate ao câncer de próstata.

"Nossa experi√™ncia com as outras feiras nos mostra que h√° uma demanda reprimida muito grande de serviços de saúde e de assist√™ncia b√°sica em Salvador e na Região Metropolitana. A Feira do Homem ir√° atender ao público masculino com serviços de extrema importância para a saúde, além de chamarmos a atenção para essa campanha de fundamental importância para a vida dos homens que é o Novembro Azul", afirma a secret√°ria da Saúde, Roberta Santana.

O agendamento para os serviços e consultas ser√° exclusivamente online, através do site http://feiradohomem.saude.ba.gov.br, e começar√° a partir das 12h dessa terça-feira (14), permanecendo aberto enquanto houver disponibilidade de vagas. Cada cidadão poder√° fazer o agendamento de até tr√™s serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. Alguns deles só estarão disponíveis em um turno.

"Desta vez, contaremos com consulta urológica, com exame físico de próstata, agendamento de cirurgia de fimose, triagem para vasectomia e coleta para exame PSA, serviços exclusivos para a Feira do Homem", afirma o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes. "O agendamento facilita para todo mundo porque podemos prestar um serviço com maior excel√™ncia e os cidadãos t√™m a comodidade de se deslocarem para a Feira no hor√°rio previamente marcado".

Assim como nas iniciativas anteriores em que houve agendamento, não haver√° atendimento por demanda espontânea, ou seja, apenas as pessoas agendadas terão atendimento garantido. Para ter acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necess√°rio apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.


As consultas urológicas com exame físico de próstata são exclusivas para pacientes acima dos 45 anos. As cirurgias de vasectomia t√™m execução prevista para 60 dias após a marcação. Para o exame de PSA, é necess√°rio jejum mínimo de 4 horas e dois dias sem ejaculação, sem esforço físico intenso e sem andar a cavalo, de bicicleta ou de moto.


Na Arena Fonte Nova, estar√° estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde ser√° ofertada emissão de primeira e segunda via de RG. A Feira do Homem ser√° a 26¬™ edição da Feira Saúde Mais Perto, em 2023. Mais de 310 mil atendimentos j√° foram realizados em toda a Bahia.

Alguns dos serviços ofertados:

¬ē Oftalmologia (consulta, cirurgia de catarata, limpeza de lente)

¬ē Odontologia

¬ē Ultrassonografia (Mama, tireoide, abdome total, vias urin√°rias, próstata via abdominal)

¬ē Eletrocardiograma

¬ē Raio-x do Tórax

¬ē Cirurgias eletivas (Hérnia umbilical, inguinal, epig√°strica e vesícula)

¬ē Cirurgia de fimose

¬ē Triagem para cirurgia de vasectomia

¬ē Laboratório de Coleta

¬ē PSA (coleta)

¬ē Consulta urológica com Exame físico da próstata

¬ē Consulta com nutricionista

¬ē SacMovel (Emissão de primeira e segunda via da carteira de identidade)

¬ē Imunização

¬ē Testes de IST"s (Sífilis, Hepatite e HIV)

Fonte: Ascom Sesab

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Coment√°rios

Banner Local 03 728 x 90