Banner Local 01 728 x 90

Após Biden voltar a chamar Xi de 'ditador', China considera fala 'errada e irresponsável' (VÍDEO)

Os líderes dos dois países participaram de um encontro na Califórnia, EUA, mas ele foi marcado por uma nova polêmica, apesar de um aparente degelo nas relações.

Por Jorge Matos em 16/11/2023 às 09:32:49
 Andrew Caballero-Reynold / Agência Sputnik

Andrew Caballero-Reynold / Agência Sputnik

Joe Biden, presidente dos EUA, chamou de "ditador" Xi Jinping, seu homólogo da China, horas depois de uma reunião destinada a restaurar as relações entre os dois países.
Biden e Xi se encontraram na quarta-feira (15) em São Francisco, Califórnia, EUA, durante a Cúpula de Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês).
Durante uma coletiva de imprensa após a reunião, Biden elogiou o progresso feito, relatando que eles chegaram a um acordo para combater os precursores químicos do fentanil da China que entram nos Estados Unidos, retomando comunicações diretas entre as forças armadas dos dois países, as maiores do mundo, e um plano para que especialistas de ambos os países se reúnam sobre os perigos da IA.

Veja o vídeo:
https://t.me/SputnikBrasil/38010

Segundo Biden, a Ucrânia, Gaza, Taiwan e o mar do Sul da China também foram discutidos.
Em seguida, Biden se dirigiu para a saída, mas permitiu mais duas questões de um repórter. Durante a segunda, o último perguntou se Biden ainda chama Xi de "ditador", como fez no início do ano. Biden confirmou que sim.
Bem, veja, ele é. Quero dizer, ele é um ditador no sentido de que é um cara que dirige um país que é um país comunista que se baseia em uma forma de governo totalmente diferente da nossa", afirmou Biden antes de sair da sala de imprensa.
Pouco depois, o Ministério das Relações Exteriores da China reagiu às declarações.
"Essa declaração é extremamente errada e irresponsável. A China se opõe firmemente à manipulação política", respondeu a porta-voz da chancelaria chinesa, Mao Ning, aos repórteres.

Fonte: Agência Sputnik

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90