Banner Local 01 728 x 90

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta sexta-feira

Edital traz regras e cronograma completo dessa edição do Fundo de Financiamento Estudantil, que oferta mais de 60 mil vagas para estudantes j√° matriculados

Por Jorge Matos em 16/11/2023 às 14:54:25
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 16 de novembro, edital com as regras e o cronograma do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições — que começam nes t a sexta-feira, 17 de novembro , e seguem até o dia 24 de novembro — são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, no portal Acesso Único . O resultado da pré-seleção em chamada única ser√° divulgado no dia 30 de novembro.

Quem for selecionado poder√° contratar o financiamento j√° com abrang√™ncia a partir de julho de 2023. Ou seja, com o Fies Vagas Remanescentes , todo o segundo semestre de 2023 poder√° ser financiado, mesmo para quem não est√° em situação de inadimpl √™ncia na instituição de ensino. Nesse caso, o estudante pode até reaver valores j√° pagos durante esse período , se assim preferir .

Podem se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa , na condição de cursando regularmente o mesmo curso , turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies que se ofert e nessa edição . Além disso, o s estudantes precisam atend er às demais exig√™ncias do programa , como a de possuir renda familiar mensal bruta per capita de até tr√™s sal√°rios-mínimos .

Cerca de 60 mil vagas são ofertadas agora, com a retomada do Fies Vagas Remanescentes, que estava interrompido desde 2021. Nessa edição (d iferente mente de edições passadas, quando a ocupação das vagas se dava apenas por ordem do registro da inscrição no sistema ) , os inscritos serão selecionados de acordo com a classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão consideradas as edições do E xame a partir de 2010. A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do E nem , bem como nota superior a zero na prova de redação.

Classificação

Bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade p ara Todos (Prouni) estão em primeiro lugar na lista de priori t√°rios para o critério de classificação no processo seletivo de ocupação das vagas remanescentes do Fies , desde que não possu a m graduação e não tenha m sido benefici√°rio s do Fies . J√° e m segundo lugar , estão os estudantes que não t √™m um diploma de curso de graduação e nunca foram beneficiados com o Fies. Depois, em terceiro lugar, estão aqueles que não t√™m um diploma de curso de graduação, mas que j√° foram beneficiados pel o Fies em outro momento, tendo quitado o financiamento. Em quarto lugar, estão os estudantes com diploma de graduação, mas que nunca t iveram contrato com o Fies . P or último, estão o s estudante s com diploma de curso de graduação e benefici√°rio s do Fies que consegui ram quitar o financiamento do seu curso.

CRONOGRAMA

Fies Vagas Remanescentes

I nscrição: de 17 a 24 de novembro

Resultado da chamada única (pré-seleção): 30 de novembro

Complementação da pré-seleção: de 1¬ļ a 4 de dezembro

Resultado da lista de espera (pré-seleção): 8 de dezembro

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil oferta vagas para estudantes poderem financiar seus estudos, prioritariamente, em cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa — desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ser√° considerada avaliação positiva a obtenção de conceito igual ou maior a tr√™s.



Fonte: Minist√©rio da Educação (MEC)

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Coment√°rios

Banner Local 03 728 x 90