Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Novembro Negro

Margareth Menezes participa de Conferência Temática Cultura e Igualdade Racial, em Salvador

Evento, nos dias 24 e 25, integra a programação que antecede a 4ª CNC


Na etapa que antecede a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), programada para o período de 4 e 8 de março de 2024, em Brasília, o Ministério da Cultura (MinC) vem promovendo uma série de encontros. O próximo é a Conferência Temática Cultura e Igualdade Racial, que será realizada em Salvador, na Bahia, nos dias 24 e 25 de novembro – a ação dialoga ainda com o pacote de ações promovidos pelo MinC durante o Novembro Negro. A presença da ministra Margareth Menezes está confirmada.

As conferências temáticas consistem em encontros feitos pela Pasta em parcerias com outros ministérios, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), universidades e governos locais. Estão divididas em Conferências Municipais ou Intermunicipais, Estaduais e do Distrito Federal, Livres e Temáticas.

São espaços para a discussão de temas variados a partir da pauta das políticas culturais. A intenção é estimular o debate e estender o entendimento sobre o papel da cultura e das políticas para o setor visando a melhoria da qualidade de vida da população e a igualdade de direitos. Irão colaborar para a construção de conteúdos transversais para a 4ª CNC e o Plano Nacional de Cultura (PNC).

"Uma Conferência Temática de Cultura e Igualdade Racial é um momento de encontro e diálogo em que lideranças culturais negras e indígenas celebram a força e a importância das culturas negra e indígena, mas é uma importante oportunidade para dialogar e propor caminhos sólidos para a construção de políticas públicas de cultura verdadeiramente inclusivas na construção de uma sociedade com igualdade racial", avalia a secretária dos Comitês der Cultura, Roberta Martins.

Ao todo, o MinC fará 14 Conferências Temáticas para conversar a respeito de ações afirmativas, diversidade territorial, culturas digitais, juventudes enfrentamento ao racismo e sexismo e LGBTQIA+ fobias, acessibilidade para pessoas com deficiência, infância, cultura alimentar, entre outros assuntos.; Elas buscam assegurar a transversalidade nas políticas culturais que estão sendo cocriadas.

O evento na capital baiana vai contar com as presenças do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge; as secretárias dos Comitês de Cultura, Roberta Martins; de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollenberg; do Audiovisual, Joelma Gonzaga; do diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Lindivaldo Júnior Afro; da diretora de Promoção da Diversidade Cultural, Karina Gama; do chefe de gabinete da FCP, Nelson Mendes; da coordenadora Luci Souza e de lideranças da cultura negra.

Ministério da Cultura

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!