Banner Local 01 728 x 90

Governos da Bahia e federal investem em ações para promover a produção de cacau

A iniciativa visa consolidar a Bahia como referência na produção de cacau sustentável e de alta qualidade

Por Jorge Matos em 24/11/2023 às 18:11:54
Fotos: Ascom/Seagri

Fotos: Ascom/Seagri

A Bahia, um dos principais polos produtores de cacau do Brasil, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a excelência na produção de cacau especial para manter-se competitivo no mercado internacional. Em uma série de eventos realizados nesta sexta-feira (24) em Ilhéus, no sul do estado, o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, participou do lançamento de iniciativas inovadoras para o fortalecimento do setor produtivo. O destaque ficou por conta do lançamento do Plano Inova Cacau 2030, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da CocoaAction Brasil, iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF), que converge com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia, conduzido pela SEAGRI.

O Plano Inova Cacau 2030 traça metas estratégicas que visam não apenas aumentar a eficiência produtiva da cacauicultura brasileira, mas também aumentar a renda dos produtores. Com a ambição de superar a marca de 400 mil toneladas de amêndoas ao ano até 2030, o plano prioriza a promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental.

O secretário estadual da agricultura, Wallison Tum, enfatizou a importância dos projetos para o setor:

"Estamos comprometidos em contribuir para a produção de cacau de forma sustentável e inovadora, garantindo a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. Os planos lançados aqui hoje representam passos significativos para o futuro da agricultura na Bahia".

Fruto de uma construção coletiva, que durou mais de um ano e contou com diversos workshops unindo esferas públicas, privadas e terceiro setor, o plano está dividido em duas fases: 1) Plano Estratégico (lançamento atual) e 2) Plano Tático-Operacional, que será estruturado a partir do início de 2024. Trata-se de um plano do setor, que passará por um processo contínuo de revisão e melhoria e será implementado de maneira participativa e colaborativa pelos diversos elos da cadeia.


A Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, além de ser a principal articuladora desses planos, desempenha um papel fundamental na construção do Inova Cacau 2030. A iniciativa visa consolidar a Bahia como referência na produção de cacau sustentável e de alta qualidade.

São quatro os eixos do plano: 1) Econômico-Produtivo; 2) Social; 3) Ambiental e 4) Governança. Cada um dos eixos possui objetivos e metas estratégicas norteadoras, como por exemplo: Aumentar a eficiência produtiva da cacauicultura brasileira e a renda dos produtores para superar a produção de 400 mil toneladas de cacau ao ano, em 2030. "Melhorar a eficiência das unidades produtivas visando ganhos de produtividade e qualidade das amêndoas, através do aumento da oferta de assistência técnica e acesso a crédito, são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cadeia. Esses são exemplos de algumas das ações prioritárias que constam no plano", diz Lucimara Chiari, diretora da Ceplac.

Dados

Os números positivos do cacau na Bahia refletem o sucesso das iniciativas do estado. Em 2022, a produção atingiu 139,6 mil toneladas, representando 67,86% do total nacional. O setor gerou aproximadamente R$ 1,8 bilhão, correspondendo a 5% do Valor Bruto da Produção (VBP) das atividades da Bahia.

A Bahia conta com cerca de 69 mil estabelecimentos produtores de cacau, sendo aproximadamente 74% de propriedades da agricultura familiar. A área plantada de cacau no estado é de aproximadamente 439 mil hectares, com cerca de 60% cultivados por meio do sistema cabruca, um modelo agroflorestal que integra a produção de cacau com a preservação da floresta.

Além do Inova Cacau 2030, no evento, também foram lançados os Planos Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia. O Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia têm como objetivo, respectivamente, impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil e expandir a infraestrutura de conectividade em áreas rurais do estado.



Fonte: Ascom/Seagri

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90