O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ampliou a área de visitação. Agora, quem visitar a unidade terá acesso ao morro da B aleia, localizado na parte sudoeste do parque, com vista panorâmica, de onde se pode observar diversas fitofisionomias abrigadas pela unidade: campos limpos, sujos, cerrados rupestres, veredas, entre outras. Algumas dessas áreas estão em processo de restauração da vegetação nativa. O acesso é pela estrada que liga o município de Alto Paraíso a o povoado de São Jorge.
Vão das Fiandeiras
Mas se preferir caminhar pelas vastas trilhas de cerrado conservado dentro dos limites da unidade, a nova atração é a visita ao Vão das Fiandeiras, cânion com mais de 200 metros de profundidade.
Para chegar lá, o visitante terá de fazer a travessia das Sete Quedas, trilha bastante popular na unidade que leva até dois dias para se concluir. Durante a caminhada, será possível encontrar uma enorme variedade de plantas e animais, como rãs, cutias, antas e os mais variados pássaros.
Segundo André Ribeiro, analista ambiental responsável pelo uso público da unidade, "para que o visitante tenha mais tempo para admirar a paisagem, o período de permanência dentro do parque foi ampliado , e pode ser de até cinco dias". Ribeiro recomenda que todos sejam acompanhados por um guia local, já que a área do Vão das Fiandeiras é mais isolada, afirma. A direção do parque organizou uma lista de condutores autorizados, para acessar clique aqui .
Serviço
O acesso ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é pela rodovia GO-239, K m 36, Vila de São Jorge. Para mais informações acesse o site do parque aqui ou pelo telefone (62) 3455-1114, em horário comercial.
Fonte: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)