O ministro do Turismo, Celso Sabino, juntamente com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, inauguram nesta quinta-feira (14), às 17h, no Rio de Janeiro, o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a região das Américas e Caribe. O secretário-geral da entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Turismo, Zurab Pololikashvili, estará presente junto com uma comitiva vinda da Espanha, onde fica a sede da entidade.
O acordo para a instalação do escritório no Brasil foi assinado em 19 de outubro, durante a 25ª Assembleia Geral da OMT em Samarcanda, no Uzbequistão. "A escolha do Brasil para sediar esse escritório reafirma a crença da OMT no potencial turístico de nosso país e nos coloca em um novo patamar que é de orientar, junto à OMT, os demais países da região em relação às ações e programas de fortalecimento do turismo na área de inovação, qualificação e promoção", afirma o ministro.
"A OMT e a Embratur possuem imensa sinergia em suas missões institucionais, de ampliar o fluxo de turistas internacionais com sustentabilidade ambiental e com incorporação tecnológica, com inovação. A abertura do escritório regional no Rio vai acelerar nossas parcerias em projetos importantes, como o estabelecimento de um índice de sustentabilidade aplicado ao turismo, com o monitoramento de indicadores locais como consumo de água, de energia, geração de resíduos, avaliação da atividade turística local e geração de empregos, conforme estabelecem os diretrizes definidas pela OMT", destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Embratur