Na madrugada desta quarta-feira (13), o novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou em Santa Catarina pelo porto de Navegantes, no litoral norte do estado.
O caça embarcou no porto de Norrkoping, na Suécia, no navio MV Florijngracht. Após a viagem, ele foi descarregado no berço 2 do Portonave. A operação foi divulgada nesta quinta-feira (14).
O trabalho dentro do porto reuniu dezenas de funcionários, que fizeram o içamento do caça e o retiraram de dentro do navio. Equipamentos de segurança ajudaram no serviço.
A tão esperada aeronave tem envergadura de 8,6 metros, 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e atinge a velocidade máxima de 2,4 mil quilômetros por hora. O caça pode voar acima de 16 mil metros de altitude. O modelo do F-39 Gripen é usado por forças aéreas em todo o mundo, ressalta a mídia.
No mês passado, aconteceu uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representantes das Forças Armadas e da empresa sueca de defesa Saab, fabricante do F-39.
Entre os temas tratados, estiveram presentes o aditivo de 25% no valor do primeiro lote de caças Gripen e a venda de quatro unidades do avião de transporte KC-390, da Embraer, conforme noticiado.
Fonte: Agência Sputnik