Com a reponsabilidade de programar a utilização de veículos, máquinas e equipamentos, a Central de Equipamentos da Prefeitura (Deserg) é um dos principais órgãos da administração municipal, dando apoio a todas as secretarias. E em 2023, o setor esteve à frente de uma das maiores e mais importantes obras realizadas em Vitória da Conquista nos últimos anos: a revitalização da Lagoa das Bateias, uma área de 530 mil m².
A equipe com aproximadamente 30 servidores do Deserg já limpou mais de 200 mil dos 503 mil metros quadrados de área verde, possibilitando a visualização do espelho d"água, que não acontecia há anos, e o retorno de animais silvestres, a exemplo dos patos-mergulhões, saracura e quero-quero.
Nos nove meses de obra, foram retiradas mais de 400 toneladas de resíduos e material orgânico, como as taboas e plantas aquáticas. Todo esse material segue em caçambas para o espaço de resíduos sólidos no aterro municipal. Segundo o coordenador do Deserg, Lucas Batista, cerca de 65% de toda a vegetação aquática que havia na Lagoa já foi retirada. "Já é perceptível o grande volume de água que tem. E, para a nossa alegria, a natureza vem nos premiando com uma grande quantidade de alevinos e de tilápias que vêm aparecendo na Lagoa, e de outros peixes que estão desovando ali", afirma Lucas.
A limpeza do leito da lagoa é a primeira etapa da revitalização. A ordem de serviço para o início da requalificação da infraestrutura do parque deve ser assinada pela prefeita Sheila Lemos ainda este mês. A obra inclui vila esportiva, quadras de grama e areia, quadra poliesportiva, espaços família, kid, e pet, academia ao ar livre, redários, vila gastronômica formada por quiosques e restaurantes que vão contar também com coreto, além de área contemplativa, revitalização da ciclovia, das calçadas e da iluminação pública.
E para deixar o local ainda mais brilhante, a Prefeitura inaugurou a iluminação do Natal Conquista de Luz 2023, tornando a Lagoa das Bateias em mais um espaço de lazer à noite para os moradores locais e de outros bairros da cidade. As luzes estão acesas até o dia 6 de janeiro.
Além do Deserg, outras secretarias participam das ações, como a de Serviços Públicos, que realizou a etapa da capina e retirada de lixo e entulho, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que disponibiliza técnicos para fazer levantamentos sobre a fauna e a flora do parque. Quando necessário, também providenciam o resgate de animais e do transporte destes para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). E a Seinfra participa com a parte de infraestrutura, pincipalmente na segunda etapa da obra.
Melhorias no Deserg
O Deserg também passa por melhorias. Entre os serviços, que são executados pela Emurc, está a construção de novo muro, a implantação de uma rampa mais ampla para lavagem de veículos e instalação de cobertura metálica no local onde é realizada a vistoria de veículos. O objetivo foi garantir bem-estar e segurança aos servidores, além de eficiência no trabalho.
O coordenador do Deserg, Lucas Batista, lembrou que a Central de Equipamentos conta hoje com 68 câmeras de segurança. "Em 2017 eram apenas 30", reforçou. Ele também ressaltou que o controle da frota foi modernizado. "Temos hoje 275 veículos rastreados 24 horas por dia. Iniciativas como essas garantem maior transparência e demonstram zelo pelo que é público", disse.
Instalação de pontes
O Deserg tem trabalhado na instalação de pontes metálicas. Seis pontes foram instaladas na cidade (Vila Serrana III, Bruno Bacelar, Av. Jadiel Matos, Boa Vista, Santa Marta e Cidade Serrana) e uma provisória no distrito de Iguá. As pontes atendem pedestres, ciclistas e motociclistas, melhorando a acessibilidade.
Uma das pontes foi instalada no bairro Boa Vista, onde passa o rio Verruga, próximo à antiga lagoa de decantação da Embasa. O equipamento foi retirado da barragem do Cearense, no Tesoureiro. É que, em janeiro, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), o Deserg colocou, provisoriamente, a ponte metálica para atender os moradores até que uma de alvenaria fosse construída – o que ocorreu em setembro.
Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista