Banner Local 01 728 x 90

UTI neonatal do Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim, completa um mês de funcionamento

A unidade realiza exames como ecocardiograma e ultrassonografia, além de contar com cirurgiões pediátricos

Por Jorge Matos em 08/01/2024 às 15:52:03
Fotos: Doris Queirós/SAUDE Govba

Fotos: Doris Queirós/SAUDE Govba

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim, completou um mês de funcionamento, levando assistência especializada para recém-nascidos da região norte do estado que precisam de um maior acompanhamento.

Em dezembro de 2023, após um investimento do Governo da Bahia de mais de R$ 7 milhões, a unidade gerida pela Fundação Fabamed passou a ofertar 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, serviço que, até então, não era oferecido, além de mais 8 leitos de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo) e Canguru (UCINCa).


Durante esse primeiro mês de funcionamento, a UTI neonatal do Dom Antônio Monteiro atendeu 17 pacientes, além de outros 13 que foram acolhidos na UCINCo, garantindo assistência para toda a região. No local, os bebês são atendidos por uma equipe multidisciplinar especializada formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, odontólogos, entre outros.


Coordenadora de enfermagem da UTI neonatal, Roberta Olímpio explica, com infraestrutura de ponta, a unidade realiza exames como ecocardiograma e ultrassonografia, além de contar com cirurgiões pediátricos à disposição.

"Nosso atendimento é humanizado e visa o acolhimento não apenas de cada recém-nascido, mas também dos pais. Os profissionais de saúde estão aptos para realizar todo apoio ao RN e à família para fortalecer o vínculo afetivo de mãe e filho, mesmo em condições de internação neonatal. Esse excelente suporte oferecido nos possibilita um atendimento de excelência para estes pequenos pacientes, mas que demonstram diariamente uma vontade enorme de viver", afirma.




Fonte: Ascom/Sesab

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90