Banner Local 01 728 x 90

Vai viajar? Cuide da saúde na estação mais quente do ano no Brasil

Atitudes simples podem garantir um passeio mais seguro na alta temporada

Por Jorge Matos em 09/01/2024 às 19:37:53
Foto: Ministério do Turismo

Foto: Ministério do Turismo

Preparando as malas para viajar e se jogar nos destinos brasileiros? Nessa época do ano é o que todo mundo quer, mas é sempre bom estar atento à saúde e se prevenir dos imprevistos! Atitudes simples podem garantir uma viagem mais tranquila e sem susto para você e sua família.

O Ministério do Turismo separou algumas dicas valiosas que vão ajudar você a se programar para embarcar nas férias de Verão.

Todo mundo deve saber, mas é sempre bom lembrar, que estamos na estação mais quente do ano no Brasil. Então, um item que não pode faltar na mala é o protetor solar. Com as altas temperaturas, a radiação do Sol pode ser um risco à saúde. Mesmo em locais onde o clima está ameno, é importante manter a pele protegida dos raios solares. Chapéus, bonés e óculos escuros também ajudam e garantem uma barreira de proteção importante contra a temida insolação.

A praia, sem dúvida, é o destino preferido de boa parte dos turistas em solo brasileiro. Fique atento em casos de acidentes com águas-vivas e caravelas, animais marítimos bem comuns nessa época do ano. Primeiramente, para alívio da dor, use compressas geladas e em seguida, realize lavagem do local da lesão com ácido acético a 5% (vinagre), sem esfregar a região. Após esses cuidados iniciais, procure assistência médica para avaliação clínica e, se necessário, realização de tratamento complementar.

Se você vai curtir uma trilha ou visitar cachoeiras, a dica é usar roupas confortáveis e calçados fechados. Eles lhe darão segurança e proteção contra torções e acidentes com animais peçonhentos, por exemplo. Ah, e leve um repelente, especialmente se você tiver alergia a picadas de insetos.

Se acontecer algum tipo de acidentes com animais peçonhentos (escorpiões, cobras, aranhas, abelhas e lagartas), não realize procedimentos caseiros e procure imediatamente o serviço de saúde local. O local atingido deve ser colocado numa posição mais elevada em relação ao corpo e o local da picada pode ser lavado apenas com água e sabão.

Durante o turismo rural, dê preferência aos alimentos que podem ficar sem refrigeração e não estraguem com o calor. E, independente do destino, evite consumir alimentos cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, são precárias.

Vai dar aquele rolê para conhecer feiras ou locais com grande circulação, como mercados municipais, por exemplo, procure sempre lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes de ingerir alimentos, depois de ir ao banheiro ou após utilizar conduções públicas. Uma boa solução é andar sempre com álcool em gel no bolso.

Por falar em álcool, muito cuidado com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Seu corpo pode ficar desidratado. O ideal é focar no consumo de alimentos e bebidas de forma saudável e tomar bastante água.

Outra dica muito importante é não esquecer os medicamentos do qual faz uso regularmente. Leve sempre a prescrição médica e a quantidade do medicamento necessária para todo o período que estiver viajando. Proteger a saúde é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila.

E por último, mas não menos importante, como diria o velho ditado, "prevenir é melhor do que remediar", então, verifique se seu cartão de vacinação está atualizado. Assim você pode viajar despreocupado e mais seguro com a sua saúde. Ah, que delícia o Verão!



Fonte: Ministério do Turismo

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90