Banner Local 01 728 x 90

Ministério da Saúde vai elaborar plano de adaptação à mudança do clima

Equipe será composta por todas as secretarias e instituições ligadas à Pasta para definir uma linha de atuação

Por Jorge Matos em 12/01/2024 às 08:55:59
Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

A ministra da Saúde (MS), Nísia Trindade, instituiu, nesta quarta-feira (10/01), um grupo de trabalho para elaboração do Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima. A equipe, composta por membros de todas as secretarias da Pasta, tem caráter consultivo e temporário, e suas atividades serão norteadas pela construção de um plano nacional voltado ao tema.

Além das secretarias, vão integrar o grupo: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); e Conselho Nacional de Saúde (CNS). A coordenação caberá à diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Dsast) ou por suplente nas ausências dela. Os membros devem ser indicados em um prazo de 30 dias.

Poderão participar das reuniões como convidados especiais membros de outros órgãos e entidades, públicos ou privados, bem como representantes de movimentos sociais e especialistas.

Saiba mais sobre Grupo de Trabalho para elaboração do Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima

Mudanças climáticas

O impacto das alterações climáticas sobre a saúde é um tema caro à ministra Nísia Trindade, que definiu o assunto como uma das prioridades para a sua gestão. Durante a 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (COP-28), realizada em Dubai, Nísia cobrou compromissos efetivos dos países para o enfrentamento do desafio.

"As mudanças climáticas não respeitam fronteiras, mas denotam a interdependência entre os países e exigem motivação política para ação, pois seu impacto é sentido de forma mais intensa no mundo em desenvolvimento", disse.

Na oportunidade, a ministra também pontuou que a presidência do Brasil no Grupo dos 20 (G20), que reúne as maiores economias do mundo, também vai priorizar a defesa de sistemas de saúde universal para enfrentar os grandes desafios da governança global em relação ao tema, como os provocados pela crise climática.



Fonte: Ministério da Saúde

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90