Banner Local 01 728 x 90

Saudade

João das Botas

Por Jorge Matos em 30/01/2024 às 11:35:50
Foto: Freepik

Foto: Freepik

Não sei se é normal, mas acordei durante a madrugada, acho que umas três horas, com a música "besame mucho" na cabeça. Saudosismo? Talvez. Feliz de quem tem um 'porque', ou por quem, sentir saudade. Se há saudade, é porque bons momentos existiram para justificá-la. Saudade de lugares onde estivemos, saudade de pessoas que conhecemos, de músicas que ouvimos... mesmo quando o dia parece cinza e sem graça, pequenas coisas que temos nos contam histórias que vivemos.

Mas, o que é saudade? "Saudade" é uma palavra de origem portuguesa que não possui uma tradução exata em muitas outras línguas. Ela descreve um sentimento de nostalgia, melancolia ou anseio por algo ou alguém que está ausente, seja temporariamente ou permanentemente. A saudade está frequentemente associada a lembranças afetivas de pessoas, lugares, momentos ou experiências que foram significativas e que deixaram uma marca emocional.

É um sentimento complexo, pois pode envolver uma mistura de tristeza, amor, felicidade e até mesmo gratidão pela experiência vivida. A saudade muitas vezes se manifesta quando percebemos a falta de algo ou alguém que fez parte de nossa vida, mas que, por alguma razão, não está mais presente.

No contexto cultural brasileiro e português, a saudade tem uma importância significativa e é frequentemente abordada na música, na literatura e na poesia como uma expressão profunda de emoção. É um sentimento universal, mas a intensidade e a maneira como cada pessoa lida com a saudade podem variar.

Felizes são os poetas, seres visionários que conseguem sentir saudade até por momentos ainda não vividos. Dito isto, voltemos à música:

Besame, besame mucho,

como si fuera esta noche la ultima vez...

Besame, besame mucho,

que tengo miedo perderte, perderte despues...

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90