O carnaval é uma festa de todos e o Recife está levando isso ao pé da letra, descentralizando os locais de apresentação de cantores e bandas por toda a capital pernambucana. E se a festa de momo é popular, a escolha dos artistas que vão ocupar os 49 polos da cidade também foi popular. As 64 atrações foram escolhidas em votação pela internet, com participação de 14 mil pessoas, como explica o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.
A banda Faz a Farra foi a mais votada, com 703 votos, para se apresentar no polo de Chão de Estrelas, na zona norte. A banda Ficada, em segundo lugar, vai tocar nos Coelhos, região central. Em terceiro lugar, Patrícia Cruz se apresenta na Linha do Tiro, também na zona norte.
A votação foi dividida em nove categorias: Bloco Afro, Samba, DJ, Escola de Samba, Grupo de Percussão, Orquestra de Frevo, Afoxé e Banda, Cantor e Cantora. Segundo Ricardo Mello, secretário de Cultura, a ideia é valorizar o "grande protagonista" do carnaval.
Além dos nomes locais, o carnaval do Recife recebe artistas nacionais, como Gilberto Gil, Teresa Cristina, Chico César, Ludmilla, Arnaldo Antunes, Elba Ramalho e Vanessa da Mata. O palco principal da festa será o Marco Zero, centro da cidade. Como se diz por lá, a ideia é fazer o maior carnaval "em linha reta" do país.
Agência Brasil