Banner Local 01 728 x 90

O dinheiro e as petitingas de Maragojipe

João das Botas

Por Jorge Matos em 05/02/2024 às 10:53:30
Foto: Ana Carolina Castro Matos

Foto: Ana Carolina Castro Matos

Já falei do bar de Angélica aqui neste espaço em outras oportunidades. É lá que me refugio em tempos de angústia e também, mais constantemente, nos dias de calor, para me refrescar com uma cervejinha gelada. Mas não é só por isso não: lá tem petiscos maravilhosos, com destaque para a petitinga frita, 'importada' de Maragojipe, a cidade mais gostosa do Recôncavo baiano. Tem também, confesso, minha necessidade freudiana de ouvir as conversas dos frequentadores do local. São histórias e estórias que refrescam minha alma, ao tempo em que a cerveja refresca meu corpo. Neste domingo, por exemplo, ouvi uma que vale a pena relatar nestas mal traçadas linhas.

Dois rapazes conversavam na mesa ao lado, um deles, cheguei a perceber o nome: "Desk Jet". Isso mesmo, Desk Jet, como se fosse uma impressora. Provavelmente um apelido, mas era assim que o outro o chamava. O outro era chamado de 'cara' pelo Desk Jet. Obviamente 'Cara' não era seu nome, nem apelido... mas, sem delongas,vamos ao diálogo:

Desk Jet- Cara, todo mundo gosta de dinheiro...

Cara - Eu não.

Desk Jet - Deixe de ser idiota...

Cara - Dinheiro é uma necessidade, não tem nada a ver com gostar.

Desk Jet - Tem sim, todo mundo gosta de dinheiro.

Cara - Imagine que você está sozinho em uma ilha deserta, com fome e com sede. Na sacola um milhão de dólares. A sede inclemente, um sol de rachar os cornos, você não pagaria um milhão de dólares por uma piscina cheinha de água?

Desk Jet - De água não, mas de cerveja geladinha, sim!

Cara - Então você não 'gosta' de dinheiro, você 'gosta' de cervejas.

Desk Jet - Essa comparação não tem nada a ver...

Cara - Imagine que você tenha 10 milhões no banco, sua filha é raptada. Você não pagaria 10 milhões para ter sua filha de volta?

Desk Jet - Claro...

Cara - Porque você não gosta de dinheiro, gosta de sua filha, mas precisa de dinheiro...

Concordando com 'Cara', voltei minha atenção para a Cerveja e o prato de petitingas crocantes. Talvez o leitor não saiba, mas em Maragojipe estão as melhores petitingas do mundo!

P.S.: Fui pesquisar e descobri que o correto é "pititinga" e não "petitinga". Ele é um peixe marinho, da família dos engraulideos, o mesmo que 'manjuba'. Seguramente quem inventou o Google não conhece Maragojipe.

Vai lá em Maragojipe dizer: "hoje eu comi manjuba"! Maragojipano não come essas 'coisas' não...

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90