Banner Local 01 728 x 90

Balança o chão da Praça!

Hoje, (8/2) é a abertura oficial do Carnaval de Salvador

Por Jorge Matos em 08/02/2024 às 09:37:04
Fotos: Divulgação / Sufotur

Fotos: Divulgação / Sufotur

O Carnaval de Salvador é uma das festas mais vibrantes e emblemáticas do Brasil. A cidade se transforma em um verdadeiro palco de celebração, onde a participação popular é o ponto central. Com suas ruas tomadas por multidões animadas, o Carnaval de Salvador é uma verdadeira manifestação cultural que une pessoas de todas as origens em uma atmosfera de alegria contagiante.

A participação popular é o coração pulsante do Carnaval de Salvador. Milhares de foliões se reúnem nas ruas para dançar, cantar e se divertir ao som dos blocos afros, dos trios elétricos e dos diversos ritmos musicais que permeiam a festa. É uma celebração democrática, onde todos são bem-vindos para expressar sua cultura e sua identidade.

Os blocos afros são uma das marcas registradas do Carnaval de Salvador. Com seus ritmos envolventes e mensagens de resistência e empoderamento, esses grupos musicais desempenham um papel fundamental na promoção da diversidade e da inclusão durante a festa. Suas apresentações energéticas e cheias de cores encantam os foliões e contribuem para a atmosfera única do Carnaval.


Os trios elétricos também têm um papel crucial no Carnaval de Salvador. São verdadeiros palcos móveis que percorrem as ruas da cidade, levando artistas renomados e bandas locais para animar o público. Cantores e cantoras famosos se revezam nos trios elétricos, proporcionando momentos inesquecíveis para os foliões e tornando o Carnaval de Salvador um dos mais badalados do país.

Artistas e bandas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Baiana System, Bell Marques, Daniela Mercury, Banda Eva e muitos outros são presenças constantes no Carnaval de Salvador, levando suas performances eletrizantes para milhões de pessoas que se aglomeram nas ruas em busca de diversão e entretenimento. Suas músicas contagiantes e carisma cativante fazem do Carnaval de Salvador uma experiência única e inigualável.

Além dos blocos afros, dos trios elétricos e dos cantores famosos, o Carnaval de Salvador também é marcado pela diversidade de ritmos e manifestações culturais. Do axé ao samba, do reggae ao frevo, há espaço para todos os gostos e estilos musicais na festa. É uma verdadeira celebração da riqueza cultural do povo brasileiro, onde as diferenças são celebradas e a união é exaltada.

Desta quinta-feira (8) até a próxima quarta-feira,"do corredor da história, Vitória, Lapinha, Caminho de Areia, pelas vias, pelas veias, escorre o sangue e o vinho, pelo mangue, Pelourinho; a pé ou de caminhão... o baiano é Carnaval" (Moraes Moreira e Armandinho). É Carnaval também da Barra até Ondina, onde o baiano parece já ser minoria, com os muito milhares de turistas assumindo o espaço... pouco importa, tudo é Carnaval. Ou melhor: A cidade é Carnaval!

Manda descer...


"Omolu, Ogum, Oxum, Oxumaré, todo o pessoal, manda descer pra ver, Filhos de Gandhy" (Gilberto Gil)

O Carnaval da Bahia é rico de manifestações culturais como os blocos afro, alguns conhecidos internacionalmente, como o Olodum, o Ilê Aiyê, o Ara Ketu e a Timbalada. A força desses blocos está na cultura negra, na beleza e plasticidade do seu povo, das fantasias e na alegria dos temas, sempre homenageando a "Mãe África" e, principalmente, na harmonia de suas baterias, puxadas, invariavelmente, por ágeis mãos negras, no som sincopado dos atabaques, surdos e agôgôs. Culturalmente, eles representam a força viva da negritude na Bahia e o Carnaval é a forma mais pungente de fazer ecoar o seu grito de liberdade.

( A matéria continua em outras postagens)

Fonte: Redação, com revista Viver Bahia

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90