Banner Local 01 728 x 90

Elite do Brasil ainda se porta como na época colonial, segundo economista (VÍDEO)

Os dados foram publicados em dois artigos pelos economistas Pedro Romero Marques e Fernando Rugitsky

Por Jorge Matos em 17/02/2024 às 11:52:52
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Durante a gestão do PT, os presidentes Lula e Dilma efetivaram uma política de valorização do salário mínimo, que aumentava acima da inflação conforme o desempenho do produto interno bruto (PIB). Um novo estudo, no entanto, aponta que esses ganhos foram absorvidos pelo 1%, a elite financeira do país, por meio das altas taxas de juros do Brasil.
Nesse novo levantamento, publicado pelo Cambridge Journal of Economics, o Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made), da Universidade de São Paulo (USP), concluiu que os "ganhos salariais reais dos trabalhadores brasileiros entre 2000 e 2019 foram redirecionados aos rentistas via juros pagos pelas famílias endividadas".
Os dados, publicados em dois artigos pelos economistas Pedro Romero Marques e Fernando Rugitsky, apontam que a "expansão do consumo" e a "ampliação do crédito" causaram um processo de "expropriação financeira", ou seja, de "transferência dos ganhos salariais para o setor rentista por meio do crescimento da dívida das famílias".
Brasil: preso no extrativismo colonial
Para o economista Pedro Faria, esse dado demonstra o caráter colonial da economia brasileira.
"A questão é que o Brasil sempre foi uma economia colonial, e uma economia colonial extrativista é, em geral, caracterizada por um grau de rentismo muito alto."
"Isso se mantém até o dia de hoje", afirmou.
"Óbvio que nós não somos mais nenhuma colônia, nem algum império escravagista, mas as estruturas estão ali."
O termo rentismo, explica Faria, deriva do inglês "rent" ou aluguel, mas na economia é usado de forma um pouco diferente. "É uma renda que algum agente obtém simplesmente por possuir algum ativo."

Fonte: Agência Sputnik

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90