Banner Local 01 728 x 90

Governo destina 63 toneladas de alimentos para pessoa em vulnerabilidade, em São Paulo

Famílias agricultoras iniciaram, no sábado (24/02), as entregas de insumos às Cozinhas Solidárias

Por Jorge Matos em 26/02/2024 às 21:08:20
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a partir da parceria do Governo Federal com organizações da sociedade, garantiu a compra e distribuição de mais de 63 toneladas de alimentos saudáveis para a população em situação de vulnerabilidade, em São Paulo. O projeto vai atender 770 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Serão desembolsados R$ 495 mil em recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), para que a Companhia Nacional de Abastecimento, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Conab/MDA) compre os alimentos de 33 famílias agricultoras.

"Esta ação governamental integrada às organizações sociais é fundamental para garantir comida na mesa de quem mais precisa: isso é segurança alimentar. Além disso, com o mesmo recurso aplicado, o governo compra da agricultura familiar, gerando renda para quem produz alimentos de qualidade no nosso país. Este é o objetivo do PAA", avalia a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal.

Cozinha solidária

A secretária participou, no sábado (24/02), da inauguração do Sacolão Popular Irmão Pedro de Bittencourt e presenciou o resultado de uma série de ações de solidariedade e combate à fome desenvolvidas pelo Padre Julio Lancellotti e diversas outras entidades. As iniciativas buscam tornar acessível a alimentação saudável produzida pelas famílias agricultoras dos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária Popular às populações vulnerabilizadas que vivem na periferia da capital paulista.

Graças ao PAA, os alimentos adquiridos de agricultores e agricultoras familiares da Cooperativa Mista de Produção Comercialização e Serviços da Terra vão chegar à cozinha solidária que funciona no novo espaço. Nesta primeira ação, foram entregues 1.322 kg de alimentos, como banana, feijão, mandioca, entre outros.

O Programa Nacional de Cozinhas Solidárias, criado com o novo PPA, visa garantir segurança alimentar nos centros urbanos ao fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população vulnerável, sobretudo a população em situação de rua e de insegurança alimentar.

Além da secretária Lilian, participaram do ato o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sílvio Porto, o padre Júlio Lancellotti, a superintendente da Conab no estado paulista, Renata Camargo, a superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo, Sabrina Diniz, e representantes das entidades fornecedora e beneficiária.



Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90