Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Obras do campus da Unila, projetado por Niemeyer, serão retomadas

Cerimônia no MEC marca retomada das obras do campus da Unila, em Foz do Iguaçu (PR). Expectativa é que edificações sejam entregues em fases, nos próximos três anos


Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana ( Unila ), em parceria com a Itaipu Binacional e com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), oficializam a retomada das obras no campus da Unila projetado por Oscar Niemeyer, em Foz do Iguaçu (PR). Serão finalizadas três edificações: o refeitório, o edifício central e o bloco de salas de aula. As obras terão entregas escalonadas em fases ao longo dos próximos três anos , e o investimento previsto é de aproximadamente R$ 750 milhões , custeado pela Itaipu .

A solenidade, na sede do MEC, em Brasília (DF), marca a retomada das obras e reúne o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional , Enio Verri; o subsecretário -geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e diretor- executivo do UNOPS, Jorge Moreira da Silva; o diretor regional do UNOPS para a América Latina e o Caribe, Fabrizio Feliciani ; o diretor do Escritório Multipaís do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e diretor d o UNOPS Brasil, Fernando Barbieri; e a reitora da Unila , Diana Araujo Pereira.

A retomada das obras foi anunciada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2023 , viabilizada por recursos financeiros da Itaipu Binacional, que firmou convênio com a Unila e com o MEC. Em dezembro do ano passado, também ocorreu a assinatura de acordo de cooperação com o UNOPS, organismo da ONU especializado em infraestrutura e que será responsável pela obra.

O acordo prevê que a obra será acompanhada por dois comitês, um técnico (formado por equipes de engenharia) e um executivo, dos quais fazem parte representantes da Unila , do MEC (como órgão interveniente da iniciativa), do UNOPS e da Itaipu Binacional. O escopo do acordo com o U NOPS prevê : realização de diagnóstico construtivo das obras já iniciadas; revisão e atualização dos projetos executivos; licitação e contratação da empresa construtora; e gerenciamento, supervisão e fiscalização das obras.

Campus – O projeto do campus da Unila foi o último assinado, em vida, pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia, b asead a na Universidade de Brasília (UnB) e na de Constantine, na Argélia, era de que diferentes cursos ficassem no mesmo prédio para promover uma integração maior.

Unila – A Universidade Federal da Integração Latino-Americana ( Unila ) conta , atualmente , com 5 campi e oferta 29 cursos de graduação, divididos em 4 institutos: Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza; Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política; e Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território. Também são ofertados pela instituição 12 programas de mestrado e 2 de doutorado.

A Unila começou a ser estruturada em 2007 pela Comissão de Implantação , com a proposta de criação do Instituto Mercosul de Estudos Avançados ( Imea ), em convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Itaipu Binacional. Em janeiro de 2012, a Unila foi oficialmente criada por meio da Lei nº 12.189/2010, sendo um órgão de natureza jurídico-autárquica, vinculado ao MEC.

O objetivo era a criação de uma universidade com vocação internacional, que contribuiria para a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul — por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico, bem como da cooperação solidária entre as instituições de ensino superior e os organismos governamentais e internacionais.




Ministério da Educação (MEC)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!