A Bahia dá a régua e o compasso, o Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro precisa saber. Por isso a Embratur se une ao cantor Gilberto Gil para a turnê Aquele Abraço Tour – Austrália & Nova Zelândia 2024, que vai divulgar os destinos brasileiros nos países da Oceania. Reconhecido mundialmente como um dos maiores artistas da Música Popular Brasileira (MPB), o trabalho de Gil tem referências à cultura, história, culinária e destinos do Brasil, e possui o poder de atrair interesse ao nosso país.
Juntos, a Agência e o músico viajam em busca de novos visitantes estrangeiros. Os shows na Austrália acontecem nesta sexta-feira (1º), em Gold Coast, no domingo (3), em Brisbane, além dos dias 6 e 7 de março, em Sydney, 9 de março, em Adelaide, e no dia 12, em Melbourne. Na Nova Zelândia será apenas uma apresentação, dia 15 de março, em New Plymouth. A intenção é garantir que a população dessas regiões vivam uma experiência musical memorável que os conectem à cultura brasileira e os instiguem a conhecer o Brasil.
Os dois mercados emissores estão em recuperação e ascensão após a pandemia de Covid-19. Em 2023, a Austrália foi o 18º país na lista de maiores emissores de turistas para o Brasil, com a entrada de 46.935 visitantes. O país subiu duas posições no ranking em relação a 2022, quando o número de australianos a visitarem os destinos nacionais foi de 25.825. O crescimento no comparativo foi de pouco mais de 81%, colocando o país da Oceania na lista dos países estratégicos para a Embratur.
Já a Nova Zelândia, no acumulado do ano passado, ficou em 39º no ranking, com 9.832 turistas em território brasileiro. Embora o país da Oceania não tenha mudado de posição na lista, o número de turistas também se mostrou promissor e cresceu quase 70% em relação a 2022, quando as entradas do país nos destinos nacionais foi de 5.795.
Para completar, em janeiro último, os australianos ficaram em 16º no ranking e os neozelandeses apareceram em 38º, subindo, respectivamente, duas posições e uma posição cada na lista. A proximidade entre os países também traz uma vantagem econômica para a campanha, já que os países são vizinhos distantes 4,1 mil km pelo Pacífico, apenas.
A divulgação da turnê inclui ainda ações conjuntas nos canais oficiais e nas redes sociais de Gilberto Gil e da Embratur.
Fonte: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)