Banner Local 01 728 x 90

Governo da Bahia promove Feira "Março de Todas as Mulheres" com 100% dos atendimentos agendados

A feira marca a passagem do Dia Internacional da Mulher

Por Jorge Matos em 05/03/2024 às 19:17:40
Foto Bárbara Silveira SAÚDE GOVBA

Foto Bárbara Silveira SAÚDE GOVBA

Com 100% dos atendimentos agendados, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, promove entre os dias 8 e 10 de março, na Arena Fonte Nova, a Feira "Março de Todas as Mulheres". A expectativa é de realizar mais de 23 mil atendimentos - entre consultas, exames e procedimentos - a crianças, adolescentes, adultas e idosas, além de realizar campanhas de prevenção e diagnóstico precoce, estimulando a participação do cuidado com a saúde, principalmente na prevenção.

Com início às 7h e encerramento às 17h, a feira marca a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e também vai ofertar serviços de cidadania e ações de cultura e lazer e bem-estar. "Quando chega o mês de março, já sabemos que existe a expectativa dessa feira na população feminina do nosso Estado. O projeto das feiras de saúde tem sido um sucesso nos quatro cantos da Bahia e, mais uma vez, vamos proporcionar um atendimento de qualidade para o nosso povo", afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Em 2023, mais de 330 mil atendimentos foram feitos e, neste ano, mais de 34 mil.

O agendamento para os atendimentos será 100% online, realizado por meio do site http://feiradamulher.saude.ba.gov.br e cada cidadã poderá fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. "Nós usamos esse sistema em 2023 com as feiras de maior demanda e deu certo. Por isso, vamos manter a iniciativa", explicar Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.

Os serviços de saúde da Feira "Março de Todas as Mulheres" atenderão pessoas até 65 anos, exceto mamografia, que será para mulheres de 40 a 69 anos e conta também com a parceria das secretarias de Administração, Segurança Pública e Trabalho, Emprego e Renda.

O evento contará com Mamografia, Preventivo, consultas com ginecologista e mastologista, consulta para agendamento de cirurgias eletivas (Hernia inguinal, Epigástrica e umbilical, Histerectomia e Vesícula), Ultrassonografia (Mama, Transvaginal, Abdômen Total, Tireoide, Vias urinárias e Partes moles), Eletrocardiograma, Raio-x, consultas e exames oftalmológicos (rastreamento para cirurgia de catarata para idosos acima de 60 anos e capsulotomia por Yag Laser), procedimentos odontológicos, consulta de nutrição, Exames Laboratoriais, Imunização, Testes Rápidos para ISTs e aferição de pressão arterial e de glicemia.

Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e também solicitação médica, no caso dos exames de imagem e laboratoriais.

Cidadania

Além da oferta da área de saúde, vão estar disponíveis serviços de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. Também terá sistema de mediação de mão de obra, cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO, viabilizando o acesso intermediação de mão de obra e demais serviços do SineBahia.

O evento também contará com tendas interativas, palestras e rodas de conversas, além de uma feira de empreendimentos de mulheres negras, indígenas e quilombolas.

Fonte: Ascom Sesab

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90