Banner Local 01 728 x 90

Cultura da Bahia é contemplada com 36 obras e equipamentos do novo PAC

Serão 23 CEUs da Cultura em 23 cidades e 13 projetos de engenharia para o Patrimônio Histórico em 4 cidades

Por Jorge Matos em 07/03/2024 às 21:08:59
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Bahia foi contemplada com 36 obras e equipamentos culturais no Novo PAC Seleções. Serão construídos 23 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e realizadas 13 obras de restauro e requalificação de Patrimônios Culturais. O anúncio foi realizado na manhã da quinta-feira (07), durante ato no Palácio do Planalto, em Brasília, com participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversos Ministros. Na ocasião, foi divulgado o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes e o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, participaram do ato que contemplou obras para a Cultura no eixo Infraestrutura Social e Inclusiva. Foram anunciados, nessa etapa, a criação de 195 CEUs e recuperação de 105 Patrimônios Culturais materiais e imateriais por todo o país.

23 cidades baianas receberão o CEU da Cultura que é um equipamento público de uso cultural e caráter comunitário com espaço para o fazer arte-educativo e demais atividades culturais. O Novo PAC também selecionou projetos de engenharia, arquitetura e complementares para recuperação de patrimônios culturais materiais e imateriais, com tombamento federal em 04 municípios baianos (Salvador, Itaparica, Cachoeira e Santo Amaro). Restauro do Terreiro Illê Axê Icimimó Aganju Didê, em Cachoeira e da Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador, são exemplos de projetos selecionados.

Para o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, esses espaços são fundamentais para potencializar a produção cultural dos mais diversos territórios. "Os equipamentos culturais são essenciais para que fazedoras e fazedores de cultura possam ter espaços qualificados para realização de projetos cultuarias que pulsam nas comunidades e nos municípios baianos, assim como as obras de preservação dos Patrimônios Materiais e Imateriais da Bahia. As obras do Novo PAC terão grande importância para a política cultural baiana", disse o Secretário que acredita que o ensinamento dessa ação capitaneada pelo Presidente Lula é o trabalho integrado e colaborativo entre os entes federados, União, estados e municípios. "É nessa linha que trabalharemos na Bahia", finaliza Monteiro.

Para saber mais sobre o Novo PAC Seleções e conferir os resultados basta acessar o site https://www.gov.br/casacivil/pt-br/novopac

Fonte: Ascom CulturaBA

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90