Banner Local 01 728 x 90

Participação brasileira em Fórum Mundial sobre redução de emissões nas cidades ganha destaque internacional

O Ministério das Cidades participou do evento e assinou, junto com outros 70 países, a Declaração de Chaillot que quer revisar e adaptar modelos de construção de edifícios para frear o aquecimento global

Por Jorge Matos em 11/03/2024 às 15:22:48
Foto: Divulgação/Ministério das Cidades

Foto: Divulgação/Ministério das Cidades

A participação do Brasil no 1º Fórum Mundial sobre Edifícios e Clima, na França, foi bem recebida pela comunidade internacional. O País foi representado no evento pelo ministro das Cidades, Jader Filho, que foi a reuniões e sessões e, ao final, discursou para os presentes. A fala do ministro sobre as ações do Governo Federal para reduzir as emissões de carbono, em especial no programa Minha Casa, Minha Vida, foi destaque durante a apresentação. Outro ponto importante foi a participação do Brasil na assinatura da Declaração de Chaillot, que tem como objetivo revisar e adaptar modelos de construção de edifícios para frear o aquecimento global e protegê-los de fenômenos climáticos.

Durante os dois dias que esteve na capital francesa, o ministro participou de reuniões estratégicas para aperfeiçoar as ações e programas do Ministério das Cidades. Um desses encontros foi com o com o Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol. Na ocasião, o titular do Ministério das Cidades apresentou os projetos do Brasil, em especial do Minha Casa, Minha Vida, como a utilização de energia limpa nas novas unidades do programa. Jader Filho também se reuniu com Mathias Cormann, Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Durante a apresentação no 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima, o ministro das Cidades detalhou as principais contribuições do ministério para a pauta socioambiental do país na gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Jader Filho falou dos desafios do Brasil e destacou o alinhamento das medidas com os temas debatidos no Fórum, como a adaptação às questões climáticas. O ministro apresentou as iniciativas da pasta no programa Minha Casa, Minha Vida e lembrou dos investimentos do Novo PAC no setor de mobilidade urbana. Ao final, um vídeo convidou os participantes para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) que será em Belém, no Pará.

A participação de Jader Filho no evento ganhou destaque em diversos jornais no País. Os veículos ressaltaram a preocupação ambiental do governo brasileiro, em especial com a nova versão do programa Minha Casa, Minha Vida. A participação de pelo menos 70 países, entre eles o Brasil, na Declaração de Chaillot para revisar e adaptar modelos de construção de edifícios também ganhou destaque na mídia. Em entrevistas, direto de Paris, Jader Filho detalhou a participação brasileira no evento e destacou a volta do país aos debates ambientais no mundo.

Declaração de Chaillot

Dados da ONU apontam que o setor da construção civil atualmente é responsável por 21% das emissões mundiais de gases do efeito estufa e de 37% dos lançamentos de gás carbônico associados à energia. A Declaração de Chaillot estimula a economia de água e energia, e afirma que é preciso reduzir ao máximo os edifícios com ar condicionado, dando preferência à circulação de ar no interior dos prédios. Além disso, é preciso ter um processo de construção mais consciente que reduza ao máximo as emissões de gases no planeta- Ao menos 70 países, entre eles o Brasil, concordaram em revisar e adaptar modelos de construção de edifícios para frear o aquecimento global e protegê-los de fenômenos climáticos.

O Fórum

O 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima foi organizado pelo governo da França em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento recebeu apoio da Aliança Global para Edifícios e Construção (GlobalABC), que foi criada durante a COP21 com o objetivo de implementar, no setor de construção, a criação de edifícios resilientes e eficientes com zero emissões de carbono.

Fonte: Ministério das Cidades

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90