Banner Local 01 728 x 90

Novo tomógrafo do Hospital Geral Roberto Santos começa a realizar exames

O novo equipamento chegou a unidade na semana passada

Por Jorge Matos em 12/03/2024 às 12:59:46
Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Entregue na comemoração dos 45 anos do Hospital Geral Roberto Santos, o novo tomógrafo da unidade, um investimento de R$ 2 milhões, começou a realizar exames nesta segunda-feira (11). O início da operação do equipamento foi acompanhado pelo subsecretário da Saúde, Paulo Barbosa, e pela diretora do hospital, Lucrécia Savernini.

O novo equipamento de tomografia computadorizada do HGRS é de última geração, contando com 64 canais físicos e 128 cortes possibilitando varreduras de corpo inteiro, aquisições mais rápidas, e recursos que viabilizam a realização dos exames com menores doses de radiação. O aparelho conta com um avançado pacote cardíaco, que permite a formação de imagens cardiovasculares, incluindo varredura cardíaca, índice de cálcio no coração, análise de artéria cardíaca e análise da função cardíaca.


Essa tecnologia chega ao HGRS com o que há de mais moderno em Tomografia Computadorizada, tornando a unidade uma referência em estudos vasculares e cardíacos, assim como reconstruções multiplanares e 3D. Outro aspecto importante é a capacidade de realização de exames complexos.

"Representando a Sesab, fico muito feliz em testemunhar esse novo momento do diagnóstico por imagem do estado. Particularmente, aqui no HGRS há uma complexidade de casos que requer um aporte tecnológico maior. Um tomógrafo como esse reforça bastante a capacidade da unidade", afirma Paulo Barbosa.

A diretora do HGRS explica que o novo equipamento chegou a unidade na semana passada e após a instalação e todos os testes, está pronto para atender a população. "O aparelho vai permitir uma maior oferta d exames, assim quem ganha é a população da Bahia", destaca.

Fonte: Ascom Sesab

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90