Banner Local 01 728 x 90

Parques Nacionais brasileiros atingem recorde de 11,8 milhões de visitas em 2023

Aumento demonstra busca expressiva por experiências na natureza

Por Jorge Matos em 25/03/2024 às 20:30:31
Fotos: Eduardo Milano / ICMBio

Fotos: Eduardo Milano / ICMBio

O ano de 2023 marcou um pico de visitação nos Parques Nacionais brasileiros, com um registro histórico de 11,8 milhões de visitas, conforme monitoramento realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra as unidades de conservação federais. Este número, que representa um recorde em comparação com anos anteriores, reflete não apenas uma recuperação notável dos números pré -pandemia, mas também uma crescente demanda por experiências ao ar livre e em contato com a natureza.

O Parque Nacional da Tijuca, situado no coração da cidade do Rio de Janeiro, continua como líder no ranking de visitas. Em 2023, a lcançou pela primeira vez a marca histórica de mais de 4 milhões de visitas. A unidade passou de 3.542.778 em 2022 para 4.464.257 em 2023. Suas trilhas, cachoeiras e vistas panorâmicas continuam a cativar visitantes brasileiros e estrangeiros, oferecendo experiências para diversos perfis de visitantes.


O analista ambiental Leonardo Freitas, da equipe de uso público do Parque Nacional da Tijuca, explicou que o aumento de cerca de 25% na visitação no Parque aconteceu de forma bem distribuída em toda a unidade. A Floresta da Tijuca e o Parque Lage, setores onde não há cobrança de ingresso, receberam cerca de 30% a mais de visitantes que em 2022, enquanto o Corcovado e a Vista Chinesa aumentaram seu público em 27 % e 15% .

Os Parques Nacionais destacam-se como os principais destinos dos visitantes brasileiros e estrangeiros, respondendo por 45% do total de visitação entre todas as modalidades de unidades de conservação federais do país. Aproximadamente três em cada quatro parques no País conseguiram monitorar sua visitação, sinalizando uma eficiente cobertura de monitoramento.

O Coordenador de Estruturação da Visitação do ICMBio, Paulo Faria, ressalta a importância dos Parques Nacionais como atrativos primários para visitação. " Essas unidades devem permanecer como a categoria mais visitada do sistema, considerando que têm o desenvolvimento da visitação e da recreação em contato com a natureza como objetivos primordiais", conclui.

Além dos Parques Nacionais, outras categorias de unidades de conservação, como Áreas de Proteção Ambiental, Reservas Extrativistas, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas, também têm se destacado ano após ano na visitação, mostrando a diversidade de opções oferecidas aos visitantes.

Com um aumento real de 11% em relação a 2022, a visitação em todas as categorias de unidade de conservação ultrapassou os 23,7 milhões de visi tas , indicando um crescimento contínuo e significativo do interesse do público por experiências na natureza.

Mais detalhes sobre a visitação nas unidades de conservação federais, disponíveis em Visitação nas UCs Federais (2000 - 2023)




Fonte: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90