Banner Local 01 728 x 90

Atividades ligadas à matem√°tica respondem por 4,6% do PIB brasileiro

Inaugurado na terça-feira, curso de graduação do Impa Tech tem como um dos objetivos formar profissionais para que esse percentual possa crescer ainda mais no Pa√≠s

Por Jorge Matos em 03/04/2024 às 09:23:41
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Base de algumas das mais importantes descobertas e avanços científicos da humanidade, a matem√°tica exerce, no Brasil, um papel que vai além de números, c√°lculos e fórmulas. Segundo estudo realizado pela Fundação Itaú, as atividades ligadas à matem√°tica respondem pelo equivalente a 4,6% do Produto Interno Bruto nacional. Em cifras, isso corresponde a cerca de meio trilhão de reais.

"Estudos feitos em países avançados, como França e Reino Unido, mostram que o potencial da contribuição da matem√°tica para a economia nesses países alcança entre 15% e 18%. Entre os 4,6% onde estamos e esses percentuais dos países mais avançados temos o desafio de minerar essa riqueza ao nosso alcance. Essa é a missão maior do Impa Tech" - Marcelo Viana, diretor-geral do Impa Tech

Para impulsionar a educação baseada na matem√°tica, o Governo Federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro inauguraram nesta terça-feira, 2 de abril, o Impa Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matem√°tica Pura e Aplicada (IMPA). O evento de inauguração contou com a participação do presidente Luiz In√°cio Lula da Silva, que, ao fazer uma analogia com o futebol, classificou o brilho do novo curso de graduação matem√°tica como "um gol de bicicleta" .

Ciente da importância que a matem√°tica desempenha no Brasil, o diretor-geral do Impa Tech, Marcelo Viana, afirmou que h√° muita margem para crescimento e que esse ser√° um dos objetivos do curso de graduação.

NOBEL DA MATEM√ĀTICA – Em 72 anos, o Impa foi respons√°vel por formar mestres e doutores e por dar treinamento a milhares de professores da educação b√°sica. A instituição é reconhecida por fazer pesquisas de vanguarda e por ter em seu quadro de pesquisadores o carioca Artur √Āvila, primeiro lusófono a receber a Medalha Fields, considerada o Nobel da matem√°tica, j√° que o Pr√™mio Nobel não premia cientistas da √°rea. √Āvila é egresso do Impa e fez doutorado na instituição.

Viana destacou que, apesar de toda a tradição, o curso de graduação em matem√°tica do Impa Tech torna-se um componente importante para preencher uma lacuna histórica. "Faltava essa peça fundamental. É essa lacuna que estamos preenchendo hoje aqui. E não é uma graduação qualquer que queremos trazer para esse espaço. Inserido num ecossistema de tecnologia e de inovação, o Impa Tech est√° voltado para formar e capacitar jovens em alto nível no uso da matem√°tica e suas ferramentas para resolver os problemas do Brasil, para transformar o mundo por meio da matem√°tica".

OLIMPÍADA – Outro ponto destacado por Viana foi o papel que a Olimpíada Brasileira de Matem√°tica das Escolas Públicas (OBMEP) desempenha como estímulo à educação e formação dos jovens brasileiros e como ponto de partida do Impa Tech, j√° que a OBMEP é uma das fontes para selecionar alunos para o curso de graduação em matem√°tica.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras e realizado pelo Impa com o apoio da Sociedade Brasileira de Matem√°tica – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação.

"Nós organizamos a Olimpíada Brasileira de Matem√°tica das Escolas Públicas desde 2005, na qual participam atualmente mais de 18 milhões de jovens do 6¬ļ ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e que não para de bater recordes. Em 2024, estaremos com a OBMEP em 5.565 municípios. Esse é o grau de penetração que a Olimpíada tem", destacou Marcelo Viana.

"Desde 2022, somamos à OBMEP a Olimpíada Mirim de Matem√°tica, voltada para estudantes dos anos iniciais e seus professores. A Olimpíada Mirim j√° alcança atualmente 5 milhões de inscritos. Somando com os 18,5 milhões da OBMEP, d√° 23 milhões de estudantes, quase 12% da população brasileira que fazem a Olimpíada de Matem√°tica todos os anos. Nós podemos dizer que hoje em dia o Impa acompanha os estudantes desde que entram na Educação B√°sica até a sua inserção no mercado de trabalho. Sem esquecer o papel fundamental que tem o professor e que tem a professora nesse contexto".



Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presid√™ncia da Rep√ļblica (SECOM-PR)

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Coment√°rios

Banner Local 03 728 x 90