Banner Local 01 728 x 90

Carteira de Trabalho Digital alcança 2 bilhões de acessos e 74,3 milhões de habilitados

A CTPS Digital é o serviço do Governo Federal mais utilizado e somou 185 milhões de acessos somente no primeiro trimestre de 2024

Por Jorge Matos em 13/05/2024 às 16:54:11
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Carteira de Trabalho (CTPS) Digital alcançou a marca de mais de 2 bilhões de acessos, desde sua criação em 2019, que ocorreram tanto pelo aplicativo como pelo portal Gov.br . E m 2023 foram registrados mais 685,2 milhões de acessos. Somente nos três primeiros meses de 2024, a CTPS digital, que segue sendo o serviço mais utilizado do governo federal, teve 185 milhões de acessos, chegando ao total de 74,3 milhões de trabalhadores habilitados, uma média de 17 milhões de novos usuários por ano.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital reúne os principais serviços do Ministério do Trabalho e Emprego, disponibilizando ao cidadão sua qualificação civil, o acompanhamento da sua vida trabalhista, permitindo-o fiscalizar as movimentações de seus contratos de trabalho e, no momento de desligamento de seu vínculo, realizar a solicitação do Seguro-Desemprego e o acompanhamento do Abono Salarial.

O uso do aplicativo pelo trabalhador trouxe agilidade na obtenção do documento, que pode ser solicitado sem a necessidade de se dirigir a uma unidade física de atendimento, estando previamente emitido a todos inscritos no Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo apenas necessária sua habilitação pelo próprio aplicativo ou através da página eletrônica no portal Gov.br .

A plataforma, que é desenvolvida pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego, trouxe muito mais praticidade e rapidez nos processos de admissão, demissão e atualização dos dados (como férias, alterações de função, entre outros). Com ela, os documentos ficam em dia de forma mais rápida, tendo dados seguros de forma digital, e permitindo ao trabalhador acessar suas informações a qualquer momento.

Dataprev - A empresa de tecnologia do governo federal é responsável pela parte tecnológica e pelo processamento dos dados da Carteira de Trabalho Digital - que oferece praticidade e inovação nos processos de admissão, demissão e acompanhamento dos dados, como férias e alterações de função. Além disso, garante maior segurança aos dados e agiliza o processo para manter os documentos atualizados e acessíveis a qualquer momento para os cidadãos.

Carteira de Trabalho Digital - O documento digital passou a substituir o documento físico de papel em 2019, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Dessa maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico para contratação e as empresas ficam desobrigadas de realizar anotações no documento de papel, podendo o trabalhador ser contratado por meio do eSocial, tendo apenas o número do CPF.

Saiba como acessar: Para acessar a CTPS Digital, o cidadão pode baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual de dispositivos IOS e Android ou acessar pelo site https://www.gov.br/ptbr/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho .

Para os cidadãos que ainda não possuem cadastro no Gov.BR, é necessário realizar o processo de registro. Para aqueles que já estão cadastrados, basta acessar a plataforma utilizando as informações de login e senha.

Fonte: Agência Gov

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90