O Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras/Fieb), e as demais entidades privadas ligadas ao setor que cuidam da cadeia de fibras naturais do Brasil, comemoram os resultados positivos da sessão conjunta dos Grupos Intergovernamentais de Fibras Naturais da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização Internacional de Fibras Naturais (International Natural Fibers Organization – INFO) e da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (CSFN/MAPA) realizada entre 27 e 29 de maio, em Salvador (BA).
Eleito presidente dos Grupos Intergovernamentais da FAO, Wilson Andrade – que também preside a INFO, a CSFN/MAPA e o Sindifibras – afirmou que o evento só foi possível graças ao apoio de importantes parceiros, como principalmente do Governo do Estado da Bahia (Flem, SDE, Seagri e Setur) e também da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité e de entidade empresariais locais como a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB). Também contou com o apoio nacional da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).
De acordo com Andrade, os parceiros e participantes já estão recebendo o relatório do encontro. "Os resultados são muito positivos, com o compromisso dos países em avançarem na cooperação através do compartilhamento de estudos e projetos com dois principais objetivos: inclusão das fibras naturais no mercado adaptado à mitigação das mudanças climáticas, e desenvolvimento de novos produtos aproveitando 100% das plantas. Os resultados mostrados na reunião indicam a viabilidade das fibras naturais em receberem Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e crédito de carbono, além do potencial econômico do uso de 100% das plantas. Ficou definido também o reforço para o Laboratório da INFO na China, país que receberá a próxima reunião dos grupos da FAO em 2026. Até lá, esses grupos continuarão atentos ao que foi decidido no nosso encontro em Salvador, por meio de reuniões paralelas. Além disso, o sucesso do encontro pode ser dimensionado pelo interesse da imprensa, e pelas inúmeras mensagens de apoio e parabenização que recebemos, a exemplo do MRE, MAPA e do Diretor de Divisão de Mercados e Comércio da FAO, Sr. Boubaker Ben-Belhassen".
Na reunião conjunta realizada na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), participaram membros da INFO (que representa 16 países produtores e consumidores de fibras naturais) e os delegados dos países membros (de forma presencial): Alemanha, Brasil, China, EUA, Filipinas, Holanda, Quênia e Reino Unido (de forma on line participaram representantes de Bangladesh, Sri Lanka e Tanzânia). Também compareceram representantes da The London Sisal Association (que reúne 12 países consumidores de fibras naturais da Europa) e da Discover Natural Fibers Initiative (reúne 14 países), além de representantes do Brasil (Paraná, DF, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas) e de 22 membros da CSFN/MAPA.
Fonte: SDE / SINDIFIBRAS