A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), capacitou 142.258 profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) nos seis primeiros meses deste ano, totalizando R$ 2,7 milhões de investimento em formação continuada.
Os 72 cursos ministrados no primeiro semestre foram voltados a diversas temáticas, incluindo enfrentamento à violência contra a mulher, Business Intelligence e direitos humanos. As capacitações são direcionadas a todos os profissionais de segurança pública e acontecem em todas as unidades da federação. Mais de três mil profissionais participaram de cursos presenciais e 139 mil na modalidade de ensino a distância.
As temáticas abordadas também incluem Inteligência Financeira e Cibernética; O Papel dos Profissionais do Susp na Defesa da Democracia; Investigação de Homicídios; Combate à Corrupção; Detecção de fraudes eletrônicas; Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis no Sistema Prisional; Técnicas de Interceptação de Drogas em Aeroportos e Investigação; e Perícia em Crimes de Feminicídio.
"A grande adesão aos cursos oferecidos pelo MJSP demonstra a importância do fortalecimento das ações de ensino e pesquisa em agendas prioritárias para a segurança pública do país e em temáticas que reforcem o protagonismo desses profissionais para a garantia e proteção de direitos, fundamental para a nossa democracia", afirma a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos.
Alinhados à Política Nacional de Segurança Pública, as capacitações também têm como objetivo garantir a atualização constante em legislação e tecnologias voltadas para a segurança e investigações criminais. Os cursos presenciais também promovem o fortalecimento de redes e o intercâmbio de experiências entre os profissionais.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)