Banner Local 01 728 x 90

Pela primeira vez, sociedade civil senta à mesa com Presidentes de Bancos Centrais do G20

Encontro integra a sessão G20, dentro da programação da 4ª Reunião de Deputies de Finanças e Bancos Centrais do grupo

Por Jorge Matos em 21/07/2024 às 10:24:13
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (22/7) vai acontecer mais um momento histórico na presidência do G20. Pela primeira vez, sociedade civil, por meio dos grupos de engajamento, vai ser convidada a falar na reunião de vice-ministros de finança do Banco Central dos Países do G20.

O encontro integra a sessão G20, dentro da programação da 4ª Reunião de reunião de Deputies de Finanças e Bancos Centrais do G20 , que ocorre nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Convenções do complexo Windsor Barra, no Rio de Janeiro (RJ). Em seguida, nos dias 25 e 26, no mesmo local, haverá reunião dos ministros, a 3ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20.

Além dos 13 grupos de engajamento que integram a estrutura do G20, também participarão representantes do Conselho de Desenvolvimentos Econômico e Social e lideranças de favelas brasileiras que compõem o Favela 20 (F20), grupo de engajamento formado para encaminhar propostas e demandas das comunidades a serem discutidas pelo G20 Social. Pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais da SGPR e representante da comissão organizadora da cúpula social do G20, Gustavo Westmann, representará a pasta. Cada representante terá um momento de fala de quatro minutos para apresentar propostas que possam ser levadas à mesa de negociações da Trilha de Finanças.

"A presidência brasileira do G20 volta a inovar ao criar mais um efetivo canal de escuta para as vozes de nossas sociedades. Precisamos escutar aqueles que serão afetados pelos processos decisórios do G20 para que possamos tomar melhores decisões. Apenas assim o G20 poderá encaminhar de maneira mais efetiva os atuais desafios globais", afirma Gustavo.

O encontro é parte da Trilha de Finanças do G20, que possui sete grupos técnicos e três forças-tarefa que tratam desde tributação internacional e taxação de grandes fortunas ao combate à fome e à pobreza e às mudanças climáticas.

Fonte: Agência Gov

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90