Banner Local 01 728 x 90

Lula: 'O Brasil se reencontrou com a civilização'

Presidente apresenta resultados dos últimos 17 meses, a evolução dos indicadores econômicos, sociais e ambientais e o protagonismo do País no combate às desigualdades no mundo

Por Jorge Matos em 29/07/2024 às 08:53:38
Foto: Reprodução TV

Foto: Reprodução TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (28/7) que o Brasil voltou a ser um País civilizado. Lula mencionou o cenário de destruição e rombo das finanças em que encontrou o País há um ano e sete meses. Agradeceu o apoio da população contra a tentativa de golpe sofrida em 8 de janeiro do ano passado. "Quando terminei o segundo mandato, há 14 anos, a economia crescia mais de 4% ao ano. A geração de empregos, o salário e a renda das famílias aumentavam, e a inflação caía. Tiramos o Brasil do mapa da fome. De lá para cá, assistimos a uma enorme destruição no nosso país", disse o chefe de Estado.

Lula explicou o pronunciamento como um momento de prestação de contas a cada família brasileira. Lembrou que nos últimos anos programas importantes como a Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida foram abandonados.

"Cortaram os recursos da educação, do SUS e do meio ambiente. Espalharam armas ao invés de empregos. Trouxeram a fome de volta. Deixaram a maior taxa de juros do planeta. A inflação disparou e atingiu 8,25%. O Brasil era um país em ruínas. Diziam defender a família, mas deixaram milhões de famílias endividadas, empobrecidas e desprotegidas", observou.

"Mas é sobre reconstrução e futuro que eu quero falar", destacou. O presidente valorizou a condução da economia, que fez o país crescer mais do que mídia e mercado apostavam – "falavam em 0,8% e crescemos 3%". Ressaltou a volta da política de valorização do salário mínimo, o aumento da renda assalariada, com mais de 90% dos acordos salariais com reajustes acima da inflação, e a criação de 2,7 milhões de empregos formais.

"Vinte e quatro milhões de pessoas ficaram livres do pesadelo da fome", celebrou Lula. O mandatário listou avanços em praticamente todas as áreas nas quais o Governo Federal trabalha. A reconstrução do SUS, a volta do Farmácia Popular, do Minha Casa Minha Vida, do Mais Médicos. As conquistas na educação, do anúncio da instalação de 100 novos institutos federais à criação de vagas em creches, passando pelo Programa Pé de Meia – para estimular os estudantes mais pobres a concluir o ensino médio – e pela abertura de 1 milhão de novas vagas no ensino em tempo integral.

"A proteção do meio ambiente voltou a ser prioridade, e reduzimos em 52% o desmatamento na Amazônia", lembrou. "Resgatamos as políticas de proteção dos direitos das mulheres, do povo negro, dos indígenas, das pessoas com deficiência e LGBTQIA+. O Brasil se reencontrou com a civilização", ressaltou.

Além disso, o presidente assinalou a volta do respeito ao Brasil no cenário internacional, por meio de uma política externa "altiva e ativa". E reafirmou o compromisso brasileiro de pautar o mundo para uma Aliança Global contra a Fome e a Miséria e para a taxação dos super-ricos como ferramenta para combater as desigualdades. "O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil."

Lula enfatizou ainda: "Para mim, governar é cuidar de milhões de famílias. É o que venho fazendo desde o início do meu governo. Hoje o que falta ao mundo é paz, solidariedade e humanismo. Estamos prontos para dar o exemplo de que aqui, no Brasil, a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio."

Assista o pronunciamento do presidente Lula:


Fonte: Secom / PR

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90