Banner Local 01 728 x 90

Conheça Piatã, o ponto mais alto do Nordeste.

Piatã conta com diversas pousadas e restaurantes com guias para passeio nas trilhas

Por Jorge Matos em 09/07/2023 às 12:06:03
Piatã/BA - Foto: Rita Barreto - Bahiatursa

Piatã/BA - Foto: Rita Barreto - Bahiatursa

A Chapada Diamantina reúne variados atrativos naturais e culturais no coração do estado da Bahia.

Roteiro certo para quem procura paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura.

A vasta mata atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Inúmeros paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras compõem o cenário de rara beleza da Chapada Diamantina.

Inicialmente habitada pelos indios Maracás, a ocupação de fato da região remonta aos anos áureos da exploração de jazidas e minérios, a partir de 1710, quando foi encontrado ouro próximo ao Rio de Contas Pequeno, marcando o início da chegada dos bandeirantes e exploradores. Em 1844, a colonização é impulsionada pela descoberta de diamantes valiosos nos arredores do rio Mucugê e os comerciantes, colonos, jesuítas e estrangeiros se espalharam pelas vilas, controladas e reguladas pela força da riqueza. A atividade agropecuária tomba diante da opulência do garimpo.

Reduto de belezas naturais, a Chapada abarca uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies de animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras, e inúmeros tipos de pássaros e cobras. O Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado na década de oitenta do século XX, atua como órgão protetor de toda essa exuberância.

Parque Nacional

O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui 152.000 hectares e protege uma parcela da Serra do Sincorá, que é a parte norte da Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais à Bahia. Possui grande diversidade ecológica e ambiental em seu território, abrangendo, por exemplo, três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O Parque está inserido nas Reservas da Biosfera (RB) da Caatinga e da Mata Atlântica.

O Parque Nacional é uma excelente opção para a realização de caminhadas, montain bike, banhos de rio, escalada e canoagem junto à natureza. São quase 300 km de trilhas que percorrem campos rupestres, cerrado e mata atlântica em meio a paisagens de tirar o fôlego; 33 cachoeiras, entre elas a cachoeira da Fumaça, com 390 m de altura; 2 cavernas; 10 locais de escalada; 16 sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina.

O Parque Nacional pode ser acessado pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, através de 38 trilhas de entrada. A sede administrativa do Parque Nacional fica na cidade de Palmeiras. Não há estruturas institucionais de apoio à visitação dentro do Parque Nacional, tais como guaritas ou centro de visitantes, portanto não há cobrança de ingressos.

Piatã/BA - Foto: Rita Barreto - Bahiatursa

Pé firme (Piatã)

Município mais alto do Nordeste, com 1180 metros de altitude, e a mais antiga povoação da Chapada Diamantina, Piatã fica num platô entre as serras da Tromba - um prolongamento da Serra da Mantiqueira, onde estão as nascentes do Rio de Contas e do Rio Machado - e do Santana. Sua economia é baseada no turismo e cultivo do café e trigo, tendo como grandes atrações as suas cavernas, cachoeiras e o clima que no inverno a temperatura chega até 3 graus Centígrados (ou Celsius).

O povoamento começou em meados do século XVII com a descoberta, por garimpeiros, de minas nas Serras de Tromba e do Santana, o que atraiu grande número de aventureiros à procura de ouro e pedras preciosas. Formou-se no município de Minas do Rio de Contas, atual Rio de Contas, o povoado de Bom Jesus dos Limões, atual Piatã, que nasceu às margens da Estrada Real, o caminho aberto pelo sertanista Pedro Barbosa Leal, em 1725, ligando Rio de Contas a Jacobina. É desta época a Igreja Matriz de Bom Jesus, situada na praça Vigário Souza e a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

As festas juninas são as mais comemoradas, tanto na zona urbana quanto na rural e se caracterizam pela mesa farta de produtos típicos da época e por um "friozinho" que pode chegar a 3 ou 4o C. A média da temperatura anual nunca ultrapassa 20o C. Nas noites de junho, as mais frias do ano, em todas as residências, há sempre um icor artesanal e um "quentão" - bebida típica da região - ou um café quentinho, plantado e colhido nos quintais.

As cachoeiras do Patrício, do Cochó, do Rio de Contas, da Malhada da Areia, o Encontro das Águas, os Gerais do Rio de Contas, a Bica do Machado, as serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros, estão entre os principais atrativosnaturais de Piatã, que fica a 568 km de Salvador. O nome Piatã vem do tupi e significa "pé firme" ou "a fortaleza".

Café

Em Piatã, os produtores cultivam café arábica nas alturas; o esmero na colheita e o preparo dos grãos, através da cuidadosa secagem, torrefação e moagem, tem garantido a excelência da qualidade dos cafés, traduzida na conquista de prêmios no país e no reconhecimento de clientes estrangeiros.

Os grãos, cultivados em seus vales exuberantes, vêm se distinguindo pela sua rara qualidade. Os resultados se devem, em grande parte, a um manejo na colheita pouco comum nos demais estados produtores do Brasil. A cena marcante nos sítios piatãenses é a dos trabalhadores apanhando os frutos de café, cuidadosamente, grão a grão.

Chapada Diamantina-BA / Foto: Lara Castro Matos

A cidade conta com diversas pousadas e restaurantes com guias para passeio nas trilhas e esportes radicais.

Onde ficar:

Pousada Museu De Piatã

R. do Colégio, 46-354 - Piatã, BA, 46765-000?(77) 99100-6009

Pousada Piatã

BA-148 - Tapera, Piatã - BA, 46765-000?(77) 99183-4350

Pousada e Restaurante Chapada

R. do Colégio, 2, Piatã - BA, 46765-000?(77) 99194-3457

Telefone da prefeitura: (77) 3479-2116

Fonte: Jornal Folha da Pituba, Bahiatursa, Prefeitura de Piatã e Parque Nacional da Chapada Diamantina

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90