Banner Local 01 728 x 90

EUA, Japão, Austrália e Índia pedem por expansão do Conselho de Segurança da ONU

Os novos membros permanentes devem incluir a representação de países da África, Ásia, América Latina e Caribe

Por Jorge Matos em 21/09/2024 às 19:10:02
Foto: Kenny Holston / Agência Sputnik

Foto: Kenny Holston / Agência Sputnik

O presidente dos EUA, Joe Biden, e os primeiros-ministros da Índia, Japão e Austrália pediram a reforma do Conselho de Segurança da ONU com a inclusão de novos membros permanentes da África, Ásia e América Latina.

Na última reunião do Diálogo de Segurança Quadrilateral (também conhecido como Quad) em que o presidente norte-americano, Joe Biden, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, estão presentes (já que anunciaram que não tentaram a reeleição), os quatro líderes assinaram uma declaração conjunta em que pedem pela expansão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU).

"Reformaremos o Conselho de Segurança da ONU, reconhecendo a necessidade urgente de torná-lo mais representativo, inclusivo, transparente, eficaz, democrático e responsável, expandindo as categorias permanentes e não permanentes de membros do Conselho de Segurança da ONU."

É enfatizado que os novos membros permanentes devem incluir a representação de países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

O Conselho de Segurança (CSNU) é uma estrutura permanente da ONU, que tem a responsabilidade primária de manter a paz e a segurança internacionais. O CSNU inclui 15 países: cinco membros permanentes, com poder de veto, e dez temporários. Os membros permanentes são Rússia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, China e França.

Atualmente, quatro países postulam mais seriamente uma entrada no Conselho de Segurança, o Brasil, a Índia, a Alemanha e o Japão. Junto, essas quatro nações são conhecidas como G4.

Oficialmente, os Estados Unidos chancelam apenas a entrada da Índia, Alemanha e Japão, e desconsidera a entrada do Brasil por medo de ver seu poder diplomático nas Américas diminuído.

O Diálogo de Segurança Quadrilateral foi iniciado em 2007 pelo ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe como um mecanismo consultivo informal de quatro países que compartilham as mesmas ideias para a região do Indo-Pacífico.

Enquanto Japão e Austrália são aliados dos EUA, a Índia, que não é aliada de Washington, foi incluída no "Quad" em grande parte devido ao seu crescimento geopolítico na região e seu poder de oposição à China.

Fonte: Agência Sputnik

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90