Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Lula nos EUA

Presidente Lula discursa na abertura da Cúpula do Futuro neste domingo

Evento antecede os Debates Gerais da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e deve ter a participação de mais de 130 líderes mundiais


Lula na abertura do Debate Geral da 78º Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2023, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Neste domingo (22/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da primeira sessão da Cúpula do Futuro. O evento reúne líderes mundiais na sede da ONU,, em Nova York, com o objetivo de adotar acordos que aumentem a cooperação para enfrentar desafios críticos, resolver lacunas na governança global e estabelecer um novo consenso internacional para preservar o futuro.

A abertura contará com discursos do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente da Assembleia Geral, Philemon Yang. Representantes da juventude, o presidente da Alemanha, Olaf Sholz, e da Namíbia, Nangolo Mbumba, também discursarão. Em seguida é a vez dos chefes de estado, que terão cinco minutos de pronunciamentos. A Cúpula antecede os Debates Gerais da Assembleia Geral da ONU e deve ter a participação de mais de 130 líderes mundiais.

"O objetivo do Pacto para o Futuro é estabelecer os principais objetivos e compromissos dos membros das Nações Unidas para com o futuro do multilateralismo. Inclui temas como desenvolvimento sustentável, paz e segurança internacionais, ciência, tecnologia e cooperação digital, juventude e gerações futuras e a reforma da governança global. Cada um desses temas é um dos capítulos do Pacto", afirmou o embaixador Carlos Márcio Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em briefing à imprensa.

Além do Pacto para o Futuro, em paralelo e vinculado a ele, a Cúpula pretende adotar a Declaração para Gerações Futuras e o Pacto Global Digital. "O que a gente pode esperar dos discursos é que eles sigam um pouco a agenda que o Brasil propôs no G20, ou seja, que eles falem de inclusão e combate à fome, transição energética e reforma da governança global. Esses são os três grandes temas que estarão presentes nesses discursos", disse o embaixador.

"Chegou a hora de agir, o Brasil está dando novo impulso à reforma da governança global na sua presidência do G20. Mas esse debate também precisa ser travado na ONU, o fórum mais inclusivo de todos. Gostaríamos que todos fossem à Cúpula do Futuro com a ambição de promover reformas efetivas", disse Lula em um chamado global para a Cúpula do Futuro.

O Presidente permanece em Nova Iork, onde também participa da Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (24/9). Nesta semana, Lula participará também do evento "Em defesa da democracia, combatendo os extremismos", da abertura da segunda reunião de Chanceleres do G20 e de reuniões bilaterais. A delegação brasileira também participará de reuniões sobre temas como o fortalecimento do multilateralismo, a reforma da governança global, a defesa da democracia, consolidação da paz, entre outros.

Agência Gov

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!