Banner Local 01 728 x 90

No mundo de crises crescentes, reparar os problemas da humanidade exige ação já

Num cenário em que múltiplas crises podem se devastadoras para economias e populações, lançar luz às realidades e aos atores historicamente desconsiderados das decisões globais é a única saída

Por Jorge Matos em 27/09/2024 às 16:44:05
Registro da sessão de abertura da Reunião Ministerial do G20 na ONU, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Registro da sessão de abertura da Reunião Ministerial do G20 na ONU, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Num cenário ?em que múltiplas crises, conflitos, avanço das desigualdades, da fome e dos eventos extremos do clima podem ser devastadoras para as economias, lançar luz às realidades e soluções de atores historicamente desconsiderados nos processos de decisão internacional se configura como a única saída. A proposta de reforma da governança e do sistema financeiro global responde a décadas de apelo das economias em desenvolvimento para reequilibrar o poder entre os países ricos e pobres.

Embora o chamado lançado na reunião de chanceleres do G20 nesta semana, em Nova York, se configure como bússola para centralizar o tema nos debates internacionais, as grandes potências precisam se comprometer com a urgente ampliação da representação dos países em desenvolvimento nesses fóruns. O modelo de desenvolvimento em curso mergulhou o mundo em crises que tendem a se agravar. O cenário é motivo suficiente para abandonar as críticas e agir para reparar problemas a partir de outras perspectivas.

A pouco mais de 50 dias para a Cúpula de Chefes de Estado do G20, em novembro, nesta edição você confere o registro da reunião inédita do fórum, realizada em paralelo à 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Os espaços para as juventudes no G20, o combate à pobreza energética e promoção do turismo sustentável também são temas no radar do grupo.

Semana que vem, o G20 Brasil conclui os debates técnicos e ministeriais dos grupos de trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática, em reunião no Rio de Janeiro; e Transições Energéticas, num encontro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Agenda da semana

• 30 de setembro a 1 de outubro Reunião do GT Infraestrutura (Rio de Janeiro)

• Reunião do GT Infraestrutura (Rio de Janeiro) Reunião do GT Transições Energéticas (Foz do Iguaçu/PR)

• 1 e 2 de outubro Reunião do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática Rio de Janeiro/RJ)

• 3 de outubro Reunião ministerial do GT Sustentabilidade Ambiental e Climática (Rio de Janeiro/RJ)

• 4 de outubro Reunião ministerial do GT Transições Energéticas (Foz do Iguaçu/PR)

Fonte: Agencia Gov

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90