O presidente chinês Xi Jinping participou neste domingo (29) da cerimônia de entrega de medalhas e títulos honorários nacionais, sendo essas as mais altas honras do Estado, antes do 75º aniversário da fundação da República Popular da China.
De acordo com a agência Xinhua, 15 pessoas foram agraciadas com medalhas e títulos honorários nacionais, entre elas, o herói de guerra veterano Huang Zongde, que recebeu a Medalha da República, e Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento e ex-presidente do Brasil, que recebeu a Medalha da Amizade.
A honraria é a principal da China designada a estrangeiros e foi concedida pela primeira vez ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2018.
Xi descreveu Dilma como "representante excepcional" dos "muitos velhos amigos e bons amigos que abordam os mesmos interesses com o povo chinês, 75 anos depois" do estabelecimento da República Popular da China.
A celebração dos 75 anos da fundação do partido acontecerá na terça-feira (1º).
Em resposta, a ex-presidente declarou-se "profundamente honrada", acrescentando que a homenagem "é prova dos fortes laços entre nossos povos e países. O povo da China e o povo do Brasil são amigos".
"Reconheço no presidente Xi Jinping um verdadeiro campeão da cooperação internacional e um forte defensor do multilateralismo. Sua liderança tem sido fundamental na promoção da governança global, no enfrentamento dos desafios e no estímulo a uma ordem internacional mais justa e equitativa", disse a ex-presidente, citada pela Folha de S.Paulo.
Toda a cúpula do Partido Comunista da China estava presente. Antes de Dilma e Xi, o veterano de guerra Huang Zongde também discursou, exaltando ao final "que o Exército de Libertação Popular [ELP] alcance novas e grandes vitórias".
Fonte: Agência Sputnik